22 filmes sobre maternidade

09.05.2019

Com o dia das mães chegando, preparamos um apunhalado de filmes que retratam a maternidade e todos os seus desafios, em gêneros que passam por musical, comédia e drama, entre outros.

A maior parte filmes listados passaram no teste de Bechdel, que avalia se a obra possuí ao menos duas mulheres como personagens, que possuem nome e conversam entre si sobre algo que não seja homens/relacionamentos.

As obras fora da lista de Bechdel, não foram avaliadas/são inspiradas em histórias reais (O quarto de Jack).

 

Laços de ternura

Lançado em 1984 e dirigido por James L. Brooks, a comédia romântica conta a história da viúva Aurora (Shirley MacLaine) e sua filha Emma (Debra Winger), que apesar de se amarem, têm uma relação conflituosa. Tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e que foi traída pelo marido, Flap (Jeff Daniels). Simultaneamente sua mãe, após anos de solidão, passa a se interessar por Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um vizinho paquerador.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Minha mãe é uma sereia

Lançado em 1990 e dirigido por Richard Benjamin, a comédia dramática retrata os anos 60, onde Rachel Flax (Cher) é uma espirituosa mãe solteira que cuida com carinho de suas duas filhas: Kate (Christina Ricci) e a adolescente Charlotte (Winona Ryder). Contudo, seu jeito de ser sexy e descompromissado cria confusões na cabeça da filha mais velha, que alimenta os sonhos de se tornar uma freira.

Classificação indicativa: livre

 

Dançando no escuro

O musical dramático de Lars von Trier, de 2000, conta a vida de Selma Jezkova (Björk), uma mãe-solo tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Os garotos da minha vida

De 2001 e dirigido por Penny Marshall, a comédia dramática se passa nos anos 60 e conta a história de Beverly D’Onofrio (Drew Barrymore), que é uma garota que vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos e sonha em chegar à universidade e tornar-se uma escritora. Porém, seus planos são subitamente interrompidos quando, aos 15 anos, ela fica grávida de Ray Murphy (Steve Zahn), um motoqueiro que conheceu há apenas poucas semanas. Com medo de que sua filha se tornasse mãe solo, os pais de Beverly a obrigam a se casar com Ray e abandonar os estudos para cuidar da criança. Mas Beverly não desiste de seu sonho e, após enfrentar alguns erros e obstáculos, busca enfim realizá-lo.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Juno

De 2008 e dirigido por Jason Reitman, a comédia dramática conta a história de MacGuff (Ellen Page) que é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de ideia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho.

Classificação indicativa: 10 anos

Mamma Mia!

Inspirado no famoso musical, a comédia romântica de 2008, dirigida por Phyllida Lloyd, se passa em 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Há tanto tempo que te amo

Resultado de imagem para ha tanto tempo que te amo

Lançado em 2008, o drama misterioso de Philippe Claudel, narra a história de Juliette Fontaine (Kristin Scott Thomas), que após 15 anos de ausência e rejeição, retorna à sua família. Léa (Elsa Zylberstein), sua irmã mais nova, decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas e o sogro. Porém aos poucos a causa que fez com que Juliette ficasse tanto tempo afastada volta a atormentá-los.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Uma prova de amor

Resultado de imagem para uma prova de amor

Filme de 2009 e dirigido por Nick Cassavetes, o drama conta a história de Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric), que são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.

Classificação indicativa: livre

 

Uma mãe em apuros

Resultado de imagem para uma mãe em apuros

Dirigido por Katherine Dieckmann, a comédia retrata a vida de Eliza Welsh (Uma Thurman), escritora e blogueira que está muito atarefada. Ela precisa preparar a festa de aniversário de sua filha de 6 anos, cuidar do filho mais novo que está começando a andar, se enturmar com as demais mães no playground e ainda resolver uma briga com sua melhor amiga, Sheila (Minnie Driver), após publicar no blog uma de suas confissões. Para completar, ela decide se inscrever em um concurso onde precisa escrever uma matéria de 500 palavras sobre o que a maternidade representa para ela.

Classificação indicativa: 10 anos

 

Salve geral

Resultado de imagem para salve geral

De 2009 e dirigido por Sérgio Rezende, o drama mostra a vide de Lúcia (Andréia Beltrão), uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Classificação indicativa: 16 anos

 

Volver

Resultado de imagem para volver

Comédia dramática de 2006, dirigida por Almodóvar, fala de Raimunda (Penélope Cruz) uma jovem mãe, trabalhadora e atraente, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Como a família enfrenta problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sole (Lola Dueñas), sua irmã mais velha, possui um salão de beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido a abandonou para fugir com uma de suas clientes. Um dia Sole liga para Raimunda para lhe contar que Paula (Yohana Cobo), tia delas, havia falecido. Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha, com uma faca enterrada no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente. A partir de então Raimunda busca meios de salvar a filha, enquanto que Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Não sei como ela consegue

Resultado de imagem para não sei como ela consegue

Dirigido por Douglas McGrath, de 2011, a comédia romântica ilustra a vida de Kate Reddy (Sarah Jessica Parker), modelo da mulher moderna, dividindo seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho. Ela sofre com a falta de tempo para o marido Richard (Greg Kinnear) e os filhos Emily (Emma Rayne Lily) e Ben (Julius Goldberg/Theodore Goldberg), um problema que aumenta ainda mais quando passa a trabalhar com Jack Abelhammer (Pierce Brosnan) na criação de um fundo.

Classificação indicativa: 10 anos

 

A vida acontece

Resultado de imagem para a vida acontece

Comédia romântica de 2011, dirigida por Kat Coiro, conta a história de Kim (Krysten Ritter), que divide apartamento com suas duas melhores amigas Deena (Kate Bosworth) e Laura (Rachel Bilson) e suas vidas seguem normalmente, até que Kim descobre que está grávida e que o apartamento terá mais um integrante. Além de ter que descobrir como criará seu filho, ela ainda precisa resolver seus problemas relacionados a sua vida amorosa, que fica cada dia mais difícil depois da maternidade.

Classificação indicativa: 14 anos

 

O que esperar quando você está esperando

Resultado de imagem para o que esperar quando você está esperando filme

De Kirk Jones e lançado em 2012, a comédia romântica traz a história de Holly, (Jennifer Lopez) fotógrafa casada com Alex (Rodrigo Santoro) que quer muito adotar uma criança. Ele concorda com a ideia, mas a proximidade de receber o bebê faz com que tenha dúvidas se está preparado para a tarefa de ser pai. Wendy (Elizabeth Banks) sempre sonhou com o brilho da gestação e, após dois anos de tentativas, enfim está grávida. Entretanto, ela e o marido Gary (Ben Falcone) precisam lidar com a rivalidade do pai dele, Ramsey (Dennis Quaid), que está esperando gêmeos com a jovem Skyler (Brooklyn Decker). Jules (Cameron Diaz) apresenta um reality show onde os participantes precisam emagrecer e acaba de ganhar a Dança das Celebridades ao lado do parceiro Evan (Matthew Morrison). Eles mantêm um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida. Há ainda Rosie (Anna Kendrick), uma jovem vendedora de sanduíches que tem relações sexuais com Marco (Chace Crawford), que trabalha como vendedor em outro trailer. Ela engravida, o que faz com que os dois se aproximem cada vez mais.

Classificação indicativa: 12 anos

 

O clube das mães solteiras

Resultado de imagem para the single moms club

Lançado em 2014 e com direção de Tyler Perry, a comédia dramática conta a história de um grupo de mães solo que se unem por um incidente na escola dos filhos e criam uma aliança. Juntas elas se divertem tentando encontrar graça nas dificuldades diárias da vida.

Classificação indicativa: 16 anos

 

Instinto materno

Resultado de imagem para instinto materno filme

O drama de Jason Bourque, de 2015, conta a história de uma mãe que tem a certeza: ela acredita que seu vizinho, um jovem antissocial e com comportamentos estranhos, é o responsável pelo desaparecimento de seu filho. Ela e sua filha adolescente decidem então sequestrá-lo e fazê-lo falar, já que a polícia não correspondeu o que as duas esperavam. O problema é que, com o ato, elas passam a desconfiar se foi ele mesmo o culpado.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Olmo e a gaivota

Resultado de imagem para olmo e a gaivota

Documentário de 2015, dirigido por Petra Costa e Lea Glob, mostra a trajetória de Olívia (Olivia Corsini), uma atriz que está ensaiando a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov, quando descobre que está grávida. Enquanto a produção avança, o bebê dentro dela cresce e um acidente a afasta da montagem, que tem seu companheiro como protagonista. De repouso em casa por semanas, ela lida com as bruscas mudanças em sua rotina, seu corpo e sua vida em geral.

Classificação indicativa: 12 anos

Para sempre Alice

Resultado de imagem para para sempre alice

De 2015, e dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland, o drama tem como enredo a história de Dra. Alice Howland (Julianne Moore), uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwin), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Que horas ela volta?

Resultado de imagem para que horas ela volta

Dirigido por Anna Muylaert, de 2015, o drama brasileiro conta a história da pernambucana Val (Regina Casé), que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Classificação indicativa: 12 anos

 

O quarto de Jack

Resultado de imagem para o quarto de jack

Dirigido por Lenny Abrahamson, o drama de 2015 conta a história de Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) que vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Perfeita é a mãe

Resultado de imagem para perfeita é a mãe

Comédia de 2016, dirigido por Jon Lucas e Scott Moore, conta a história de uma mulher (Mila Kunis), com vida aparentemente perfeita – bom casamento, filhos exemplares, ótimo emprego, etc – que acaba ficando estressada além do ponto com as obrigações domésticas. Cansada da situação, ela se une a duas outras mulheres (Kathryn Hahn e Kristen Bell) que passam pelos mesmos problemas e juntas iniciam uma intensa jornada de libertação.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Como nossos pais

Resultado de imagem para como nossos pais filme

Lançado em 2017, o drama de Laís Bodanzky fala de Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.

Classificação indicativa: 14 anos

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1824 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também