Você pode faltar no trabalho para levar o filho ao médico, é lei!

Você pode faltar no trabalho para levar o filho ao médico, é lei!

03.10.17 – É possível conciliar a rotina de trabalho com as consultas médicas dos filhos? Sabemos o quanto é difícil conseguir um tempinho, ainda mais que, as consultas geralmente acontecem em horário comercial. Não é fácil… Mas, sabia que você pode faltar no trabalho para levar o filho ao médico? É lei! E sim, essa é uma informação verdadeira, mas não é tão simples. Entenda um pouco mais sobre ela!

Você pode faltar no trabalho para levar o filho ao médico, é lei!

A lei 13.257/2016 foi sancionada em Março de 2016 pela ex presidenta Dilma Rousseff. Parece uma maravilha, mas nem tanto. A Lei garante o direito do pai e da mãe acompanhar o filho, de até 6 anos, na consulta médica uma vez ao ano.

Não parece nem um pouco suficiente considerando que o ano tem 365 dias e que as crianças precisam de acompanhamento pediátrico além de outras consultas médicas, porém, é importante sempre nos mantermos informados. Essa lei garante com que não haja nenhum prejuízo no salário devido a falta (descubra abaixo quem se beneficia dessa lei).

Essa lei também trouxe benefícios aos pais. Além de ter ampliado a licença-paternidade para 20 dias ela também garante que ele possa faltar até dois dias para acompanhar a esposa nos exames e consultas médicas durante a gravidez.

A lei é válida para todos?

Na verdade não. A lei é valida apenas para quem trabalha em empresas que estão inscritas no Programa Empresa Cidadã, ou seja, as empresas que declaram impostos sobre o Lucro Real. Esse programa trás muitos benefícios aos pais mas, infelizmente, são poucas as que já aderiram.

Clique aqui e confira a Lei a íntegra!
Entenda um pouco mais sobre a Empresa Cidadã
Você pode faltar no trabalho para levar o filho ao médico, é lei!

Confira Também:

Amamentar em público é lei em São Paulo

Mães Amigas na TV – Lei da palmada e a agressividade infantil

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1464 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também