? Mães Amigas - Violência Doméstica… O que é isso??

Violência Doméstica… O que é isso??

04.05.2013

 

Quando pensamos em violência, logo nos vem à cabeça assassinatos, morte, espancamentos, entre outras coisas trágicas e que têm cada vez mais noticiado os telejornais. Entenderemos que “violência” , seja doméstica ou urbana, está tão perto de nós – e por muitas vezes ela faz parte de nossa vida cotidiana -, que não nos damos conta disso. A partir de hoje, iniciaremos uma coluna que trará informações e orientações acerca desse e outros assuntos relacionados.

O que é Violência Doméstica?

A Violência Doméstica Contra a Criança é tão comum em nosso país que se tornou um assunto banalizado… comum… trágico e, muitas vezes, sem solução eficaz. O que caracteriza a violência doméstica é o abuso de poder do mais forte – o adulto, contra o mais fraco – a criança. Sabe o que é mais danoso e o que menos pensamos?? Crianças vitimizadas podem se tornar adultos que vitimizarão seus filhos, isso é um fato doloroso, pois parece que “carregamos” esse instinto desde que nascemos e repetimos e repetimos, não só com as crianças, mas homem com mulher, criança com criança, adolescente com professor, adolescente com os pais… e como sabemos se estamos praticando violência?

Existem cinco tipos de violência, que são:

Física: bater, beliscar, puxar orelhas e cabelos, deixando ou não marcas evidentes

Psicológica: ameaçar, amedrontar, gritar, acusar, xingar, zombar, criticar, humilhar, discriminar ou exigir demais

Sexual: falar obscenidades, materiais pornográficos, sendo revistas, fotos e filmes, esfregar-se, tocar ou manipular partes íntimas

Negligência: descuidar em relação à alimentação, à saúde, à vida escolar, ao vestuário, à higiene, não provendo as necessidades básicas materiais e emocionais, deixar de supervisionar as atividades de maneira a prevenir riscos

Fatal: qualquer tipo de violência citada acima que pode levar à morte

Sei que esse assunto é difícil, mas é necessário para repensarmos o que ensinamos aos nossos filhos, já que somos os seus exemplos. Quer conhecer um novo jeito de educar e ser educado? Me acompanhe nessa coluna instigante e refletiva.

 

 

Placa-Marijandy-Soldera

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1651 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm