Vinagre branco na limpeza!?!

12.08.2013 – #maesamigas, minhas queridas, vocês conhecem as “mil faces do vinagre”? O vinagre branco na limpeza faz milagres! Sim, ele vai muito além de apenas um temperinho da salada e, acredite ou não, ele é um agente de limpeza extraordinário! Acompanhem:

Banheiro

– Remova a sujeira dos boxes e paredes, borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.

– Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.

– Já no chão, esfregue uma solução de vinagre com água e dê brilho extra ao seu piso.

Cozinha

vinagre branco na limpeza - maes amigas

– Esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado. Além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do teflon, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez.

– Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.

– Na tábua de cortes, deixe vinagre branco por uma noite, no outro dia ela estará livre de manchas e cheiros.

A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.

– No fogão, depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando.

– Já na geladeira, finalize a limpeza com um pano embebido no vinagre branco, além de limpar, eliminará todo odor e ainda dará brilho aos vidros.

Dica: Aumente o poder do detergente de louças, adicione vinagre branco ao frasco.

Lavanderia

– As roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.

– O vinagre branco também serve como amaciante de roupas.

– Adicionando um pouco de vinagre na lavagem de roupas escuras, evita que elas desbotem.

– Faz maravilhas em roupas com mau cheiro, principalmente aquelas usadas em atividades físicas.

Enfim, use e abuse do vinagre branco.

Um aliado nota mil, natural e sem agentes químicos que podem trazer alergias. Ecologicamente correto 🙂

Um beijo e até a próxima!

 

Fontes: www.ciclovivo.com.br e www.planetasustentavel.abril.com.br

 

Você pode gostar de ler: Como remover manchas usando açúcar e Organização X tempo para um lar organizado

 

Placa-Joyce

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1358 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também