Vacina contra gripe para crianças

vacina contra gripe para crianças.

A partir de maio começa a campanha para a vacinação contra gripe. Como muitas pessoas confundem a gripe com o resfriado e possuem dúvidas sobre quem deve tomar a vacina, as reações e as contra indicações, vamos esclarecer tudo sobre a vacina contra gripe para crianças.

Vacina contra gripe para crianças

1. A vacina protege contra todos os vírus?

Depende. A vacina, em 2014, foi programada para proteger contra os três vírus Influenza que tinham maior probabilidade de circular no ano: AH1N1, AH3N2 e B. Na vacina que será aplicada este ano (2015), podem ser outros. Quem define esta composição é a Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a vigilância da gripe em todo o mundo.

2. Quem deve tomar a vacina? 

vacina2

A população de maior risco:

– crianças de 6 meses a 5 anos

– indivíduos de qualquer idade que apresentem doenças crônicas tais como como a asma, diabetes, doenças renais…

– profissionais da saúde

– indígenas

– gestantes

– idosos acima de 60 anos.

Esse grupo recebe a vacina gratuitamente na rede pública, já os demais podem tomar a vacina em clínicas particulares.

3. A vacina é 100% eficaz?

Não, a eficácia da vacina depende de uma série de fatores. O primeiro deles é se os vírus que irão circular serão iguais àqueles definidos pela OMS como os mais prováveis. Outros fatores importantes são a idade (em idosos a eficácia é menor) e situações de saúde que podem fazer com que a resposta imune (formação de anticorpos pelo organismo) não seja adequada. Entretanto, os estudos científicos documentam uma excelente relação risco/benefício.

vacina contra gripe para crianças


4. A vacina pode causar eventos adversos? 

Sim, como qualquer vacina. A pessoa pode sentir um pouco de dor no local da aplicação, que geralmente fica inchado e vermelho. Em alguns casos também é possível ocorrer febre. É importante salientar que a vacina, por ser inativada, não pode causar gripe como reação.

5. Quais as contraindicações? 

Deve-se evitar aplicar a vacina em:

– crianças que estejam com febre ou alguma doença aguda ainda sem diagnóstico. 

– pacientes em tratamento quimioterápico para o câncer ou em uso de medicamentos para doenças crônicas

– crianças que tiveram reação anafilática ao ovo (reação alérgica muito grave) com necessidade de atendimento de emergência, devem consultar seu médico para orientação.

6. Qual o esquema de utilização?

Crianças menores de nove anos que estejam tomando a vacina pela primeira vez ou que não tenham recebido duas doses da vacina a partir de 2010 recebem duas doses, com um mês de intervalo. A dose para crianças de seis meses a 3 anos de idade é 0,25mL. Para os maiores é de 0,5mL.

 

Diferenças entre gripe e resfriado

Gripe:

Infecção viral causada pelo vírus Influenza

Sintomas: febre, dor no corpo, dores de cabeça e sintomas respiratórios como tosse, congestão de vias aéreas e dificuldade para respirar. Os sintomas variam de leves a graves, podendo inclusive levar à morte, dependendo do grau de agressão do vírus e principalmente do estado imunológico, nutricional e até psicológico do paciente.

Resfriado:

Pode ser causado por vários tipos de vírus

Sintomas: semelhantes ao da gripe, variando de leves a graves, dependendo muito do tipo de vírus agressor e principalmente do estado geral do paciente.

Não existe uma vacina específica contra resfriado, pois existem centenas de vírus diferentes que causam a doença, o que dificulta o desenvolvimento de vacinas.

 

Fonte: site da SBP – Conversando com o Pediatra

 

Veja também:

Vacinas: no posto de saúde ou na clínica?

Amamentação e vacinas

Quando vacinar e quando não vacinar

 

Vacina contra gripe para crianças

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também