Vacina contra catapora chega em Campinas

 

01.10.2013 – Embora a campanha pelo Ministério da Saúde tenha começado no início de Setembro, a vacina contra a catapora (varicela), oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegou apenas hoje em Campinas. Então, se o seu filho tem 15 meses de idade e já tomou a primeira dose da tríplice viral (dose única que imuniza contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola), você já pode levá-lo ao posto de saúde mais próximo da sua casa e imuniza-lo contra a varicela que será anexada a segunda dose da tríplice, passando a ser conhecido como tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora) e irá imunizar, em uma só injeção, contra as quatro doenças.

A vacina tetra viral é segura – tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas – e evita complicações, casos graves como internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.

“Com apenasuma injeção o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos. Além disso, facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha.

Embora a página ainda não esteja atualizada, de acordo com o Ministério da Saúde, a tetra viral estará no Calendário Nacional de Vacinação. Com ela, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no calendário. Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano que já foram enviadas para os estados.

Vale ressaltar que crianças acima de um ano e três meses de idade que ainda não tomaram a segunda dose da vacina, também poderão recorrer aos postos de saúde para colocar a vacinação em dia. Porém, aquelas que já tomaram as duas doses da tríplice viral e ainda não estão imunizadas contra a catapora terão que recorrer a clínicas particulares, a um custo de R$ 160 cada dose, já que o SUS não dará a vacina contra a varicela individualmente.

Catapora

A catapora, com o nome científico de varicela, é uma infecção altamente contagiosa. Ela é causada pelo vírus varicela-zóster e transmitida pelas vias respiratórias, por partículas transportadas pelo ar contaminado. Os sintomas costumam aparecer apenas após 10 a 21 dias da infecção.

O tratamento pode ser atópico ou com o uso de medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2011 foram registradas 69.525 internações por catapora no país

Sintomas

Dores de cabeça leves

Febre moderada

Perda de apetite

Mal-estar

Erupções avermelhadas com coceira (dois a três dias após os primeiros sinais)

 

 

Banner-Sansara-Desconto2
Clique aqui e vá para a página da Sansara Vacinas

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1510 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também