Uso da chupeta atrapalha na fala?

10.11.2015 – A criança que usa excessivamente a chupeta e o dedo na boca podem desencadear vários problemas com o decorrer do tempo. Um desse problemas é o desenvolvimento da fala. Inclusive, o Ministério da Saúde determina que todos os fabricantes de chupetas devem trazer em seu descritivo esse tipo de alerta aos pais.

Para saber quais são os danos causados na fala da criança, conversamos com a nossa colunista que é fonoaudióloga, Cecília Lima:

Uso da chupeta atrapalha na fala?

Quais são as consequências do uso da chupeta para a fala?

Podemos encontrar vários problemas relacionados ao uso da chupeta, tais como: alterações na produção dos sons da fala, na mastigação e na respiração. Tudo isso em função do posicionamento da língua da criança na hora de sugar a chupeta, que é abaixo desta, em um movimento de vai-e-vem. Com esses movimentos repetidos e em função do peso da chupeta, a boca vai ficando mais aberta e acaba promovendo uma mordida aberta, um palato alto e até a respiração pela boca. Chupar o dedo é mais grave ainda pois é mais difícil da criança largar esse hábito.

Até quanto tempo de uso a chupeta não afeta nesse desenvolvimento?

A chupeta deve ser retirada até os 2 anos e pesquisadores alertam que depois dos cinco anos, há um risco de 80% de comprometimento da fala da criança se a chupeta não for retirada.

Quais as prevenções para que a chupeta não atrapalhe a fala?

A chupeta só deve ser dada na hora de dormir e nunca para acalmar a criança na hora de ver televisão e de sair de casa. A criança pode chupar a chupeta para dormir, mas depois que dormiu, deve-se tirar a chupeta da boca da criança. Além disso, a mãe não deve pendurar panos, fraldas ou outros objetos que tornem as chupetas mais pesadas; o que pode intensificar os possíveis prejuízos decorrentes do hábito. Deve também retirar a chupeta da boca após a criança dormir; não deixar a criança falar com a chupeta na boca e a não oferecer a chupeta e/ou mamadeira sem a criança solicitar.

O que é o uso excessivo da chupeta?

Quando a criança usa a chupeta em várias horas do dia, mesmo que não seja para dormir.

Quais são os danos na fala da criança caso haja o uso excessivo?

A criança apresenta distorção quando vai produzir alguns sons como por exemplo, o “s” ou o “z”. Pode haver trocas de sons do “s” pelo “x”.

Para as crianças que tem a fala prejudicada por esse motivo, quais medidas os pais devem tomar?

Em geral, os pais trocam a chupeta por algo que a criança quer ganhar, mas isso não deve ser traumático para ela. Pode-se ainda tentar convencê-la a largar esse hábito. Os pais devem ter paciência e o ideal é trocar a chupeta por carinho, atenção, presença deles na hora da criança dormir. Exige um pouco de paciência, pois é sempre possível tirar a chupeta ou o dedo da boca da criança, mas vai depender da ajuda dos pais nesse momento.

Uso da chupeta atrapalha na fala?

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também