? Mães Amigas - Use essas 4 dicas para respirar nas férias

Use essas 4 dicas para respirar nas férias

16.07.2018 – A pedagoga e educadora Maria Montessori dizia que o brincar é o trabalho da criança, pois é através dele que o pequeno aprende, se desenvolve e se conhece. É por isso que as férias escolares trazem consigo um grande desafio para os papais: é preciso manter uma pessoinha entretida 24 horas por dia, conciliando essa missão à rotina adulta sem perder a própria sanidade mental, rs. Não é fácil, não!

Por isso, hoje vou trazer algumas dicas de como podemos agir respeitosamente com as crianças e com nós mesmos nestes momentos, evitando desgastes ou conflitos constantes. Já posso adiantar que, nesse processo, é essencial ver o mundo pelos olhos da criança, buscando entender o que está na cabecinha dela e quais são as expectativas que ela tem. Entenda melhor abaixo!

 

Maria Clara Freitas
Mãe do Gabriel, coach e consultora em educação não-violenta. No site Mães Amigas, escreve sobre Disciplina Positiva, área na qual possui especialização.

Instagram: @coracao.materno
Site: www.mariaclarafreitas.com

 

 

Tempo Especial

Estabeleça um horário do seu dia que será dedicado apenas ao(s) seu(s) filho(s) e verbalize ao(s) pequeno(s) que, agora, vocês terão um “tempo especial”. Depois, explique em qual horário esse momento acontecerá e quanto tempo durará.

Dessa forma, toda vez que você tiver que trabalhar, lavar a louça ou fazer outra atividade e o seu filho quiser a sua atenção, diga a ele: “filho, agora a mamãe precisa trabalhar, mas olha só, faltam 2 horas para o nosso tempo especial! Não vejo a hora dele chegar e nós ficarmos juntinhos!”

Enfim, quando a hora de fato chegar, deixe as preocupações, o celular e outras atividades de lado. Foque apenas no seu pequeno e em estabelecer um vínculo com ele.

 

Caderninho dos Desejos

Essa dica complementa a do tempo especial. A ideia é que a própria criança escolha as atividades que deseja fazer nos momentos que terá com você. Porém, como as crianças são imediatistas e mudam de ideia muito rápido, recomenda-se criar um caderno de desejos.

Nele, serão escritas (ou desenhadas) todas as atividades que a criança deseja fazer nas férias, como ir ao parquinho, pular corda, ir ao cinema, etc. Sempre que o seu filho quiser fazer algo, mesmo que seja uma ideia absurda, como viajar para a lua, anote no caderninho.

Caso a criança já saiba ler e escrever, o caderninho pode ficar com ela, para ela mesma ir anotando. Quando chegar a hora do tempo especial de vocês, pegue as anotações e escolha o que irão fazer. Explique para a criança que o tempo especial dura 1h, por exemplo, e que vocês precisam escolher uma atividade que caiba nesse período. Caso sejam dois filhos, vocês podem revesar as atividades ou escolher juntos uma que agrade os dois.

 

Atividades Divertidas

O mais importante das atividades ou brincadeiras é conhecer o seu filho e as preferências que ele tem. Algumas crianças preferem atividades lógicas e de concentração. Outras preferem atividades ao ar livre, que explore o corpo e seus movimentos.

Portanto, não fique chateada se o filho da vizinha gosta de jogos de tabuleiro ou de atividades sensoriais e o seu não! Cada criança é única, e essa individualidade é o primeiro passo para que o futuro adulto que mora na criança já comece a descobrir a sua vocação e missão. Por isso, ela deve ser valorizada e incentivada.

Com o caderninho dos desejos, fica ainda mais fácil descobrir as preferências do seu filho. Isso porque quem guiará as atividades é ele mesmo. Claro que nada lhe impede de decidir o que irão fazer um dia ou outro, afinal, você também tem desejos que precisam ser valorizados.

 

Tarefas da Casa

As crianças são naturalmente altruístas e adoram ajudar! Aproveite as férias para envolver o seu pequeno nas tarefas da casa. Uma dica é tornar esses momentos divertidos, como fazendo um café da manhã especial ou inventando uma música para a hora de lavar a louça.

Vale ressaltar que a criança curte e aprende muito mais com o processo em si. Portanto, não espere a perfeição em seu resultado! Quando a criança terminar de lavar a louça, simplesmente agradeça, mesmo que os pratos ainda estejam um poucos sujos. Da próxima vez, você pode ensiná-la a lavar corretamente, sem criticar o resultado já feito.

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1640 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm