Um dia no Sítio do Picapau Amarelo

03.05.2012 – “…Goiabada de marmelo…Sítio do Picapau Amarelo – Sítio do Picapau Amareloooooo”

Figura-2Quem não se lembra da famosa boneca de pano falante e divertida, um sábio sabugo de milho, uma cozinheira espetacular, um porquinho guloso que só pensa em comida, um homem da roça cheio de histórias, uma bruxa de arrepiar os cabelos, um amigo de uma perna só, duas crianças encantadoras e uma avó que todos gostariam de ter. Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Rabicó, Tio Barnabé, Cuca, Saci, Pedrinho, Narizinho e Dona Benta saíram da telinha e estão ansiosos para receberem você e seu pequeno ao vivo e a cores no famoso Espaço Temático Sitio do Picapau Amarelo.

“A minha filha ficou encantada e a todo o momento eu e meu marido emocionados em relembrar de toda esta turminha e das histórias que fizeram parte da nossa infância…parecia ser tudo muito real, nos passou um filme na cabeça, uma volta ao passado mesmo!” – diz Tatiana Tanaka, mãe da Nicolle de 4 anos.

Um dia no Sítio do Picapau Amarelo

Figura-1Localizado na cidade de Mairiporã, o espaço possui estações temáticas com decoração e mobiliários que recriam fielmente os cenários reais do Sítio do Pica Pau Amarelo, como a Gruta da Cuca, a Casa da Dona Benta, o Laboratório do Visconde, a Cabana do Tio Barnabé, O Reino das Águas Claras,entre outras. O espaço temático conta ainda com estímulos sonoros característicos para facilitar o entendimento das crianças, permitindo que elas vivenciem, de forma concreta cada história.

“As atividades são muito bem elaboradas, as crianças não cansam e aprendem muito. Eles contam historinhas, ensinam musiquinhas, ensinam as lendas, ensinam o mundo da fantasia mesmo….sem contar a fazendinha, onde eles ensinam o que cada animal nos proporciona. Ahhh, e uma coisa que me chamou a atenção foi o fato dos pais terem que participar também…foi muito legal!” – relembra Tatiana.

MoveisO projeto “Visita a Familia” no Espaço Temático Sitio do Picapau Amarelo é uma oportunidade das crianças, entre 3 e 10 anos, junto a seus pais, vivenciarem de pertinho todas as aventuras do Sítio e passarem o dia se divertindo com as atividades (desenvolvidas por meio de consultoria pedagógica) realizadas pelos personagens da obra do Monteiro Lobato.

“A Nicolle estava super curiosa para saber quem eram estas pessoas, afinal ela não conhecia o mundo do Sítio do Picapau Amarelo…” – relata

Figura-4O Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo é aberto a visitações uma vez por mês e no passeio inclui todas as atividades de recreação, almoço, passeio a cavalo e no final um Pocket Show com personagens do Sítio.

Ao todo são 60 profissionais, entrerecreacionistas, monitores, atores, apoio, cozinha, coordenação e direção, responsáveis diretos pelo projeto. Todos participam de treinamentos periódicos para aprofundamento sobre as histórias do Sítio, seus personagens e as atividades a serem desenvolvidas. Além deles, o espaço conta com nutricionista, arte-pedagogo, segurança 24 horas e enfermeiro de plantão.

“Não é um passeio muito barato, mas de verdade vale muito a pena porque foi um dia muito gostoso. Além da infra-estrutura ser ótima, você conta com as atividades super culturais, os teatros, o musical, um almoço caipira divino e os bolinhos de chuva da dona Benta….hummm, são de dar água na boca!” – diz a mãe da pequena Nicolle.

Informações

Um dia no Sítio do Picapau Amarelo

Endereço: Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8035 – Caceia, Mairiporã/SP

Horário: das 9h30 às 17h

Telefone: (11) 3742.7131

Email para reservas ou informações: sitio@sitiodopicapaumairipora.com.br

Site: clique aqui

Dicas da Mãe Amiga:
Vá com um calçado confortável, tanto as crianças como os pais e roupas leves, pois vocês vão brincar pular e andar muito (não aconselho jeans)
Leve protetor solar, boné e repelente (se for menina eu sugiro cabelo preso)
No pacote está incluído o almoço, mas recomendo levar algumas guloseimas como bolachas ou salgadinhos caso a criança tenha fome fora de hora
O local conta com infra-estrutura de fraldário e é possível andar com carrinho de bebê em alguns momentos
Tem uma lojinha com coisinhas muito legais para comprar e aceita cartão
Se informe sobre um Hotel próximo ao Sítio, pois é possível passar o final de semana em Mairiporã e conhecer um pouco mais da cidade.

Curiosidade:

Sabe como surgiu a história do Sitío do Picapau Amarelo?

Em 1920, o escritor Monteiro Lobato publicou “A menina do Narizinho Arrebitado” e depois “Reinações de Narizinho”. Baseado nessas obras, o programa “Sítio do Picapau Amarelo” surgiu na TV Tupi em julho de 1951 e foi apresentado ao vivo até outubro de 1964. Foram 360 episódios de 40 minutos sem intervalos, exibidos às 19h00 das quartas-feiras.
Em março de 1977 a Rede Globo passou a apresentar o Sítio. A série era filmada num sítio de verdade, localizado em Barra de Guaratiba, no litoral do Rio de Janeiro. Exibido de segunda a sexta às 17h00, ficou no ar até novembro de 1986. Em 1979, o programa recebeu o prêmio de melhor programa do ano da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).No dia 12 de outubro de 2001 estreou uma nova versão, também da Globo.
Existe de verdade um Sítio do Picapau Amarelo. Fica em Taubaté, no interior de São Paulo, e pertenceu ao barão de Tremembé, avô de Monteiro Lobato. Lá o escritor passou parte de infância.O local, cujo nome é Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, fica numa área de 20 mil metros quadrados e tem teatro infantil, biblioteca, fotos e objetos de Monteiro Lobato. A sede foi mantida e alguns cômodos têm móveis que pertenceram à família do escritor. Num pátio do lado de fora há esculturas de vários personagens do Sítio e agora eles abrem o mesmo para visitações.

Figura-3

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1252 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também