Troca da mamadeira pelo copo: 11 respostas às suas dúvidas

07.05.2014 – A troca da mamadeira pelo copo sempre gera dúvidas nas mães. Por isso, hoje, vou responder a algumas dúvidas que sempre surgem nas consultas ou no grupo de debates Mães Amigas no Facebook!

1. Por que devo fazer a troca da mamadeira pelo copo? 

Para ajudar a criança a crescer, ou seja, deixar a fase oral e passar para a seguinte. Para ajudá-la a deixar um hábito extremamente rudimentar (a sucção), a medida em que adquire outras habilidades. Para que ela passe a privilegiar outros alimentos que não o leite em sua dieta, já que não é mais lactente.

2. Com que idade deve ser feita a troca?

Por volta de dois anos, pois nessa idade a criança deixa de ser lactente e deve passar da fase oral para a anal.

3. Como fazer?

Ir oferecendo água e suco no copo. Com o tempo, oferecer leite no copo. Se a criança disser que quer a mamadeira, diga que no momento você não a esta encontrando e, por isso, ela deve tomar no copo. Dessa forma, a coisa vai acontecer com naturalidade. O volume de leite que a criança toma vai diminuir, mas essa também é uma das metas, pois o leite não é mais o principal alimento e diminuindo sua ingesta a criança vai aceitar mais dos outros alimentos.

4. A mãe deve promover essa transição ou deixar que a criança manifeste sua vontade?

A mãe deve incentivar. A criança dá valor para a opinião dos pais e vai conseguir superar esta fase, se tiver ajuda. Essa etapa pode ser adiada em determinadas circunstâncias tais como, a chegada de um irmão ou doença. Sempre deve prevalecer o bom senso.

5. Quais problemas físicos e emocionais a criança pode apresentar se não trocar na idade certa?

Deformidade do palato, deformidade dos dentes (mordida aberta, mordida cruzada), respiração bucal com maior chance de infecção das vias aéreas, já que o nariz tem a função de limpar e aquecer o ar que entra nos pulmões.  Distúrbios de mastigação e deglutição. Otites de repetição. Neste meu artigo, estão descritos todos os prós e contras. 

troca da mamadeira pelo copo6. Quais os tipos de copos mais indicados? Bico mole, bico duro, com canudo, normal, sem canudo…

Não existe preferência. Pode-se até passar para o copo comum, eles costumam preferir os de beirada grossa (a Mãe Amiga e blogueira Beatriz Zogaib fez um post em seu blog sobre os diferentes tipos de copo, veja aqui).

7. E como limpar os copos com canudo?

A higienização é um problema. Por esse motivo, sugiro aqueles que permitem a limpeza adequada.

8. Como fazer em restaurantes, carro etc.? A mamadeira costuma ser prática por evitar grandes sujeiras…

Leve seu copinho e também não vejo motivo para uma criança de dois anos ir a um restaurante e receber mamadeira (leite); ela já pode comer comida – escolha algo adequado.

9. Se usar ora a mamadeira e ora o copo ajuda ou só confunde a criança?

Algumas mães oferecem copo durante o dia e mamadeira na hora do aconchego/sonecas/noite etc. Só confunde. Oferecer mamadeira para dormir é um grande erro, pois os dentes devem ser escovados após a alimentação. leite ou qualquer outro alimento, pois alimento parado na boca durante a noite favorece o aparecimento de cáries (leia matéria da odontopediatra Priscilla Magnabosco sobre cáries em bebês)

10. Tirar a mamadeira da criança é como uma despedida da vida de bebê?

Sim, isso deve ser encarado como uma PROMOÇÃO e não como uma perda.

11. O que fazer quando a criança realmente não aceita nenhum tipo de copo e para de tomar leite por causa disso? É melhor substituir a alimentação por outros alimentos ricos em cálcio, mingau, iogurte, queijos etc. ou voltar a dar o leite na mamadeira?

Sim, nessa fase o leite não supre mais as necessidades nutricionais da criança. Provavelmente, o volume de leite que ela aceita vai diminuir, mas é essa nossa meta, não só para que ela ingira outros alimentos, mas também porque estamos tirando a fralda e isso vai ser facilitado se ela não ingerir tanto líquido, principalmente antes de dormir (leia artigo da Polyana Pinheiro sobre o desfralde e também reflexões sobre a hora de tirar a fralda).

 

Você pode gostar de ler:

Quando deixar a chupeta e a mamadeira

Mamadeira x amamentação

Meu filho dorme de boca aberta

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também