Primeiro transplante de útero da America Latina

26.09.19 – Ontem o Programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma matéria sobre o primeiro transplante de útero da América Latina. Ele foi realizado no centro cirúrgico do Hospital das clínicas de São Paulo. A cirurgia durou cerca de 10H e até o momento foi considerada um sucesso pelos médicos.

Primeiro transplante de útero da America Latina

Por ser um transplante inédito no Brasil, os médicos precisaram passar por um longo treinamento, tanto teórico quanto prático, além de conseguir todas as permissões ético legais.

A doadora foi uma mulher que teve morte cerebral e a receptora do órgão foi uma paciente de 32 anos que nasceu sem útero e é portadora da síndrome de Rokitansky. O útero doado foi transplantado e as veias e artérias foram ligadas, cuidadosamente, para preservar a camada interna do endométrio, onde o embrião se fixa para dar inicio a gravidez. Se em um ano não houver nenhum problema, a mulher que recebeu o útero poderá tentar engravidar.

Esse transplante é indicado para mulheres que:

– Nasceram sem útero
– Retiraram o útero por causa de um acidentes ou doença

A cirurgia ainda é considerada muito arriscada e difícil de ser realizada, porém é a esperança das mulheres que já tinham desistido de ser mãe.

Viviane Monteiro dos Santos é a próxima paciente a passar pelo transplante. Será outra cirurgia inédita no Brasil e na America Latina, o primeiro transplante de útero por uma doadora viva, sua mãe, dona Abinair.

Confira a matéria na íntegra Aqui!

Vamos debater? Comente abaixo sua opinião sobre o transplante de útero!

 

Para se aprofundar no assunto: 

Transplante de útero: dezenas de mulheres irão se beneficiar!
Nasce primeiro bebê de útero transplantado

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1254 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também