? Mães Amigas - Teste do coraçãozinho em recém-nascido

Teste do coraçãozinho em recém-nascido

06.02.2014 – Hoje vamos falar do teste do coraçãozinho feito em recém-nascido. A medicina tem avançado em seu conhecimento e vários exames têm sido incorporados às avaliações feitas no recém-nascido, com o intuito de checar problemas de saúde que podem comprometer a saúde do bebê. É assim com o teste do pezinho, o teste da orelhinha, o reflexo vermelho… Esse exames simples aumentam as chances de cura caso diagnosticados logo no começo da vida.

3934Recentemente, foi acrescentado a esses exames o teste do coraçãozinho. Este exame pode salvar a vida do bebê e afastar cardiopatias congênitas críticas. Quando o bebê nasce, pelo fato de o seu canal arterial estar pérvio (ou seja, aberto) e permitir a passagem de sangue da artéria pulmonar para a aorta, sem passar pelo pulmão e a oxigenação do sangue enquanto ainda está dentro do útero, muitos sopros cardíacos podem não ser audíveis.

Dessa forma algumas cardiopatias não são detectadas de início. Esse exame é feito através da oximetria de pulso (se trata de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. Leva menos de 5 minutos), que mede a saturação de oxigênio no sangue da criança.

O esperado é que ela seja > 95%, tanto nos membros superiores quanto nos membros inferiores. Valores menores, principalmente se houver uma saturação 3% menor que o esperado, indicam a realização de outros exames (ecocardiogafia) com o intuito de esclarecer o caso.

 

60985

* Tela extraída do site Notícias Saúde

 

Exames Neonatal

Teste do Pezinho: Detecta se o bebê tem doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Clique aqui e saiba as novidades sobre esse exame

Teste da Orelhinha: Descobre se o bebê tem alguma perda auditiva e pode prevenir algum problema no desenvolvimento da fala e linguagem. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios de efetuar esse exame.

Teste do Olhinho: Ao realizar esse exame, os médicos conseguem encontrar se existe algum risco para a cegueira infantil. Saiba mais e tire suas dúvidas aqui.

 

Você pode gostar de ler

Baixa produção de leite materno, por quê?

Como prevenir e tratar fissuras mamilares

Amamentação dolorida, eu decidi parar

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Tambm