Teste da orelhinha: por que fazer?

03.06.2013

 

Todo o sistema auditivo está pronto ao nascimento e, até antes do bebê nascer, ou seja, o bebê já está ouvindo a partir da vigésima semana de gestação. Ele ouve os batimentos cardíacos, sons altos no ambiente e música. Então, a partir de 24 horas após o nascimento, a audição da criança pode ser testada.

Existe um exame chamado de Emissões Otoacústicas que, para ser melhor entendido, ficou conhecido como Teste da Orelhinha. Esse teste deve ser feito na Maternidade ou até o primeiro mês de vida do bebê. Ele está garantido pela Lei Federal 12.303, de 2 de Agosto de 2010 e toda Maternidade deve realizá-lo. Entretanto, se por acaso seu bebê ainda não o fez, procure um  local que ofereça esse serviço, independente da idade do bebê.

O que é esse teste?

Para ouvir bem, precisamos de um sistema auditivo funcionando bem. Quando ouvimos, o som passa pelo canal auditivo externo, que conduz os sons do ambiente até a membrana timpânica. Quando a membrana timpânica vibra com o som, ela movimenta 3 ossinhos, que são os menores do nosso corpo e que servem para levá-lo até a orelha interna, onde está localizada a cóclea.

É na cóclea, na orelha interna, que existe o órgão responsável pela audição. Dentro dela existem várias células, que parecem cílios, e que servem para transformar o som em impulsos nervosos, que serão levados pelo nervo auditivo até o córtex, onde serão compreendidos.Para entender o que falamos, a pessoa precisa ter todas essas estruturas funcionando bem.

O teste registra a energia que vem refletida desses cílios. Se eles estão funcionando bem, o bebê “passa” no teste. Se tiver algo interferindo na passagem do som ou os cílios não estiverem funcionando, o bebê “falha” no teste e outros exames devem ser feitos. Saber como os cílios estão funcionando é uma forma de identificar se há algum problema com a audição do bebê. Fique atenta!

 

teste-da-orelhinha-blog-materno-maes-amigas

 

Querida leitora, você pode dar sugestões de outros assuntos de seu interesse ou pode também, pedir uma maior explicação sobre algum assunto que tratamos aqui.

 

 

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também