Temperando a papinha do bebê

06.04.2013 – Chegou a hora da papinha! Quantas dúvidas assombram as mamães nesse momento, inclusive de como temperar as papinhas do seu bebê!

É muito importante que a criança aprenda a diferenciar os sabores desde cedo. Por isso, papinhas temperadas demais não são recomendadas, pois assim os pequenos conhecerão muito bem os sabores dos temperos, mas não os sabores de cada alimento.

Como tudo na alimentação do bebê, os temperos devem ser introduzidos aos poucos, para que ele se acostume com o novo sabor e para a mamãe poder observar se houve alguma reação alérgica.

Ervas como manjericão, salsa, cebolinha, salsão, orégano e coentro, são muito bem-vindas, mas devem ser usadas em pequena quantidade para não comprometer o sabor natural da refeição. Temperos fortes como curry e pimenta são vetados, assim como os temperos prontos industrializados. O sal pode ser usado, porém com muito cuidado e em pequena quantidade. Se abusarmos da quantidade, o bebê se acostuma com o sabor muito salgado e seguirá assim no futuro.

As papinhas podem ser temperadas também com cebola e alho e você pode colocar um fio de azeite de oliva extra-virgem, de boa qualidade, no final para acentuar o sabor.

Vamos colocar a mão na massa?

maes amigas_temperos

Retirado de Hortiescolha

Papinha de frango, arroz, ervilha, cenoura e espinafre

Ingredientes:

– 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra-virgem

– 1 colher (chá) de cebola picada

– 1 colher (chá) de cheiro verde (salsa e cebolinha) picado

– 2 colheres (sopa) de frango cortado em cubos pequenos

– 1 colher (sopa) de arroz cru lavado

– 1 colher (sopa) de ervilha fresca

– ½ cenoura pequena picada em cubos

– 2 colheres (sopa) de espinafre picado

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o frango e cebola. Acrescente em seguida o arroz, a ervilha e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva acrescentando o azeite diretamente no prato do bebê. Serve de 1 a 2 porções.

 

Placa-colunistas-carol

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1496 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também