Tem fibra na papinha do bebê!

22.04.2013 – As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos que não são digeridos completamente e auxiliam no aumento do volume fecal, auxiliando no funcionamento normal do intestino. A partir do momento que há introdução de alimentos complementares na dieta do bebê, podem ocorrer alterações no funcionamento intestinal. Papinhas ricas em fibra e a ingestão de líquidos como água, chás e sucos são fundamentais para o bom funcionamento do intestino e para formação de fezes mais macias.

Triturar ou cozinhar os alimentos em excesso reduz a quantidade de fibras, o que geralmente acontece no preparo das papinhas dos bebês. Por isso, é importante enriquecer o cardápio do bebê com alimentos ricos em fibras in natura como as frutas, principalmente mamão, ameixa, maçã, pêssego, manga e pêra. Hortaliças e leguminosas são alimentos ricos em fibras e devem também fazer parte da alimentação da criança. Outra forma é enriquecer a papinha com aveia (farelo ou farinha), farinha de linhaça dourada e farelos de cereais. Esses alimentos podem ser usados tanto em papinhas de frutas como em papinhas salgadas.

Vamos colocar as mãos na massa?

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Papinha de abóbora com linhaça

Ingredientes:

– 100 g de filé mignon cortado em pedaços

– 1 xícara (chá) de abóbora cortada em cubos pequenos

– ½ cebola ralada

– ½ tomate pequeno

– 1 ramo de salsa

– 1 ramo de coentro

– 2,5 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

 

Modo de Preparo:

Numa panela junte a carne, a abóbora, a cebola, o tomate, a salsa e coentro.

Cubra os ingredientes com 4 xícaras (chá) de água.

Leve a panela ao fogo brando, tampe-a e cozinhe por 45 minutos ou até que a carne esteja macia.

Dissolva a farinha de linhaça em um pouco de caldo.

Retire os pedaços de carne do caldo e passe-os com os legumes por uma peneira, volte ao fogo, adicione a farinha de aveia já dissolvida e cozinhe em fogo brando mexendo sempre por cerca de 5 minutos ou até levantar fervura.

Tempere com pouco sal e sirva.

 

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Papinha de pêra, ameixa e aveia

Ingredientes:

– 2 ameixas

– 2 peras

– 1 colher (sopa) rasa de aveia

– 100 ml de calda das pêras

 

Modo de Preparo:

Descasque e pique a pêra, cubra com água e cozinhe até amolecer.

Descasque e rale as ameixas em ralador pequeno.

Escorra a pêra e reserve a calda. Misture a ameixa ralada com a pêra e 100 ml da calda. Leve ao fogo e acrescente a aveia.

Separe em porções, espere esfriar e sirva.

 

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