Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

30.05.2014 – Olá meninas, tudo bem? Hoje, como dizia Magda Antibes: “vamos matar dois coelhos com uma caixa d’água só”! Isso porque vou passar duas receitas deliciosas feitas a partir de uma carne só, de uma única base. Receitas que, com certeza, vão agradar e nutrir tanto as crianças quanto papais e mamães.

Já comeu músculo de boi? E já preparou? Muitas pessoas tem aversão só pelo nome, além disso, o cozimento é lento.

Mas, garanto que vale a pena: sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Então, vamos lá. Você vai pedir para o açougueiro uma peça de músculo bem limpinha, mas, dessa vez, não precisa cortar em cubinhos. Hoje vamos prepará-la inteira.

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Preparo da carne

Na panela de pressão, coloque um pouco de óleo e deixe esquentar. Em seguida, coloque a carne e deixe selar, ou seja, fritar bem de todos os lados. Isso garante, além de uma cor bonita, a umidade e a maciez para os preparos de carnes de panela em geral.

Depois de bem selada, frite cebola e alho picados grosseiramente. Se gostar, pode colocar um bacon picadinho também. Tudo fritinho, coloque outros temperos de sua preferência – eu apenas acrescento folha de louro e sal. Em seguida, cubra a carne com água quente e leve para pressão. Depois de chiar, pode abaixar o fogo e deixar por 40 minutos.

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Enquanto a carne cozinha, deixe já os legumes de sua preferência lavados e grosseiramente picados. Você pode usar batata, cenoura, mandioquinha, chuchu, vagem, repolho, alho poró, acelga, abobrinha, mandioca, couve, tomate e o que mais gostar. Para você ter uma ideia, da última vez que fiz, usei apenas batata e cenoura. Ficou delicioso.

Terminou os 40 minutos, é tirar a pressão, verificar se a carne está mole e reservá-la. Naquela água do cozimento você vai adicionar os legumes, acertar o sal e voltar para a pressão por mais 10 minutos.

Enquanto isso, separe a carne que você vai voltar para a sopa (se for voltar) e a carne que vai ser finalizada na frigideira. Corte em pedaços médios. Se cortar muito pequena, ela vai se desfazer e grande fica sem sabor.

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Finalização da sopa

Retire os legumes com o caldo e bata no liquidificador ou no mixer. Se gostar de sopa com os pedaços dos legumes, pode dar apenas uma repicada ou uma leve amassada com o garfo.
Volte ao fogo e deixe levantar fervura, coloque as carnes, o macarrão de sua preferência e um pouco de azeite. Lembre sempre de deixar um pouco de água quente para pingar, conforme a sopa vai secando. Faça isso até o macarrão estar cozido. Prontinho! Qual criança recusa uma delícia dessas?

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Finalização da carne na frigideira

Com a carne já picada, esquente bem uma frigideira, coloque manteiga ou margarina, um pouco de azeite e frite alho em lâminas. Se gostar, pode colocar cebola em lâminas, também. O ponto é quando o alho estiver começando a dourar e a cebola amolecer. Feito isso, acrescente a carne e, se necessário, salpique o sal para acertar o tempero. Passe o músculo nesta mistura até esquentar e ficar crocante por fora. Se quiser arriscar um pouco mais, pode colocar um “meio ácido”, vinho ou vinagre de vinho em temperatura ambiente e deixar evaporar.
Fica surpreendente. Acompanha bem um arroz branco ou um risoto com salada verde.

Sopa de legumes com carne e músculo de frigideira

Pode fazer sem medo de ser feliz. As duas receitas ficam deliciosas.

Bom apetite e até a próxima. Beijos.

 

Você pode gostar de ler:

Almôndega, Pelota de carne ou Porpeta?

Receita: batata gratinada cremosa

Lasanha de abobrinha

 

tais-picchi

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1511 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também