Slowkids – Como fazer um barquinho de rolha

22.11.2013 – Antes de ensiná-las a como fazer um barquinho de rolha, quero trazer um tema de uma matéria que saiu esta semana na Folha de São Paulo, o movimento SlowKids, você já ouviu falar?

O brincar está na moda!

SlowKids é uma corrente de pais preocupados em desacelerar o amadurecimento precoce dos filhos, causado pela agenda cheia de compromissos, pressão e responsabilidade para aprender rápido – e pouquíssimo tempo livre para brincar.

Ver essa corrente concretizada me parece fantástico, mas quando uma tendência se concretiza, é porque muitas pessoas já estavam, há certo tempo, manifestando esse comportamento. E isso eu tenho percebido, não é à toa que as oficinas que faço com as crianças têm sido tão bem aceitas. No dia a dia, também vejo amigos propondo uma rotina mais tranquila e esperando que seus pimpolhos sejam algo além de crianças prodígio. A semente está plantada.

“Como você tem organizado a rotina de seus filhos? Você concorda com este movimento? Quanto tempo da rotina deles está separado para o livre brincar?”

Vocês já devem ter ouvido falar sobre a importância do ócio para o pensamento criativo na fase adulta, o que dirá a importância do brincar durante a infância… permita que seu filho brinque livremente, sozinho, com outras crianças, em casa, na escola e, principalmente, nas férias que estão chegando!

E falando em férias e brincadeira, eu estava de férias em Manaus e visitei uma comunidade que vive em casas flutuantes à beira do rio Solimões. Passando bem próximo de uma escola, vi as crianças brincando durante o intervalo, elas estavam pulando corda, mesmo com idades diferentes, estavam em pura sintonia. Alguns minutos depois, vi um garoto brincando sozinho com um pedaço de pau fingindo este ser sua arma, mirando na água a procura de sua caça. E no final, próximos de uma queda d’água, dois meninos fingiam remar com pedaços de remos quebrados, imitando os barqueiros que transportam os turistas de lá para cá. Brincar é simples e está em todo lugar, basta permitir e encorajar.

“Permita que seu filho brinque livremente, sozinho, com outras crianças, em casa, na escola e, principalmente, nas férias que estão chegando!”

A oficina de hoje, então, está inspirada no correr das águas dos rios que naveguei. Faça um, dois, três barquinhos e aposte uma corrida com seus amigos! Boa diversão e até a próxima!

Você vai precisar de: Cola, lápis, tesoura, rolhas, palito de dente, elástico e papel colorido

IMG_0371b

 

1. Faça o desenho da vela do barco em formato de triângulo e recorte

IMG_0374b

2. Faça uma dobra na lateral, passe a cola, coloque o palito de dente e feche a dobra

IMG_0375b

3. Separe 3 rolhas e junte-as dando duas voltas com o elástico

IMG_0378b

4. Depois que a vela estiver seca, fure a rolha que estiver no meio, usando a própria ponta do palito de dente

IMG_0381b

5. Você pode criar outros barquinhos, encher uma forma com água e fazer uma corrida de barcos com os amiguinhos soprando a vela.

IMG_0382b

IMG_0383b

 

Você pode gostar de ler:

Como fazer um fantoche para brincar com seus filhos

Aprenda a fazer massinha de modelar caseira

 

Mariana Granato Barbosa

Escrito por: Mariana Granato Barbosa

Confira os 16 posts publicados pela Mariana Granato Barbosa

Veja Também