Separação dos pais, como lidar com isso?

divorcio-36593

27.08.2013 – Quando casamos, queremos estar juntos para sempre. Com o passar dos anos, os filhos nascem e a família se consolida. Se o relacionamento não der certo e a separação for inevitável, é muito importante lembrar que o amor entre pais e filhos deve ser incondicional, pois a separação é feita entre Pai e Mãe, os filhos não devem ser envolvidos, pois não existe ex-pai e nem ex-mãe.

É essencial que os pais se esforcem para que o respeito e o amor ao filho sejam maiores que os sentimentos negativos que, muitas vezes, ficam entre o ex-casal.

Embora o que escrevi acima seja o ideal, foi justamente o contrário o que aconteceu comigo.

Mesmo que eu tenha me esforçado ao máximo para manter o pai do meu filho próximo, compartilhando das alegrias, preocupações, da educação, da felicidade, das conquistas, enfim, de tudo o que envolve criar um filho, eu fracassei.

Mas apenas nisso. Infelizmente, não participar foi uma escolha pessoal dele e não minha; consegui educar meu filho com muito amor e segurança e, sem orgulho, pude contar sempre com a minha família, a escola (Colégio Lyon, na época) que foi superimportante para segurar muitas “ondas” , os amigos e a psicóloga infantil, que também foi “acionada” para ajustar algumas arestas.

Depois de 8 anos convivendo apenas meu filho e eu, tive a felicidade de encontrar uma pessoa que passou a amá-lo tanto quanto eu, e reconhece cada esforço feito para torná-lo uma pessoa do bem.

Não há uma receita ou regra para lidar com as crianças, apenas sei que AMAR, e muito, foi o que me ajudou. O amor permite que você supere tua própria dor para cuidar de quem realmente precisa de você e aprende, no dia a dia, a lidar sem traumas com todas as mudanças.

Aproveito e indico alguns livros para presentear a criança que está passando por esse processo de separação dos pais, para ser lido por ela ou para ela.

 

Separação dos pais, como lidar

Brincar de ser feliz

Libby Ress – Editora Best Seller

Com apenas seis anos, Libby Rees passou por uma situação que muitas crianças enfrentam atualmente: o divórcio dos pais. Porém, apesar da pouca idade, ela encontrou uma maneira de superar esse momento tão difícil: escrever uma lista de ações que a ajudassem a lidar com o problema e colocá-las em prática.

O resultado é um livro repleto de pequenas ideias originais que estimula os pequenos leitores a vencer as dificuldades típicas da infância. Com maturidade emocional, a autora compartilha suas estratégias simples e prova que o caminho para a felicidade é muito divertido.

 

Separação dos pais, como lidar

Mamãe é grande como uma torre

Brigitte Schär Editora Cosac Naify

Escrito pela premiada autora suíça Brigitte Schär, este livro apresenta aos jovens leitores a separação dos pais sob o ponto de vista infantil. Uma jovem garota tenta obter explicação para o fato de sua mãe ter partido ao exprimir que sua mãe é a maior do mundo e que seu pai cabe dentro de uma caixa de sapato. Por meio de um recurso poético para analisar como ela lida com a separação de seus pais, a garota associa o tamanho da mãe à falta que ela lhe faz. Com belas imagens do premiado ilustrador alemão Jacky Gleich, o tema delicado da solidão recebe um toque de leveza.

 

Separação dos pais, como lidar

Pertinho de você

Carolina Caires Coelho – Editora Girassol

A partir de poemas e ilustrações que acompanham os textos, este livro ajuda a conversar com as crianças e a passar pelo divórcio dos pais. Com linguagem clara e direta, permite que meninos e meninas entendam como ficará a relação deles com os pais e o que esperar depois que o pai ou a mãe sair de casa.

Ao fim do volume, há um roteiro para pais e professores que ressaltam os pontos principais e sua localização na obra para trabalhar com as crianças.

 

Você pode gostar de ler: Livros para a chegada do irmãozinho e Livros para ajudar a falar sobre Deus

Simone Martins

Escrito por: Simone Martins

Confira os 52 posts publicados pela Simone Martins

Veja Também