Semana Mundial de Aleitamento Materno

01.08.2013 – Começa hoje, dia 01 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013, também conhecida como 21a Semana Mundial da Amamentação SMAM 2013. O evento, realizado sempre na primeira semana de agosto, é muito especial para quem acredita, incentiva e promove o aleitamento materno. O tema deste ano será aconselhamento e discutirá sobre a importância do apoio, suporte e incentivo próximos, contínuos e oportunos à mulher que amamenta, tanto por parte dos profissionais, como por parte dos familiares e comunidade.

Neste contexto, será abordado o aconselhamento de pares, ou seja, mães apoiando mães. De acordo com o Jornal da Semana Mundial de Aleitamento Materno, as redes sociais de mulheres tem uma grande influência sobre as decisões relacionadas à saúde. Em geral, as mulheres identificam-se umas com as outras quando compartilham experiências semelhantes de vida, especialmente quando estas experiências se relacionam com os filhos. Os grupos de apoio ajudam as gestantes e mães que amamentam a ganharem confiança em sua capacidade de amamentar.

suporte aleitamento blog materno maes amigasIsto só vem a fortalecer ainda mais as ações do nosso querido grupo Mães Amigas.

Pensando, então, neste nosso importante papel educativo, decidi escrever um pouco sobre a fisiologia do aleitamento materno para entendermos como palavras de apoio e acolhimento podem influenciar neste processo.

Fisiologia da amamentação

Os principais hormônios atuantes na amamentação são a prolactina e a ocitocina. A prolactina é responsável pela produção do leite materno e a ocitocina pela ejeção do mesmo da mama.

Para mantermos uma boa produção e ejeção, temos que ter uma produção adequada desses hormônios. Existem fatores que podem estimular a produção e outros fatores que podem inibir.

Dentre os fatores estimulantes, temos a sucção do bebê (quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe irá produzir), conforto da mãe, o contato com o bebê (troca de olhares, toque, cheiro) e acreditar que é capaz de amamentar. A mulher nesta fase precisa de apoio, palavras incentivadoras, acolhimento e não cobranças e aconselhamentos negativos como, por exemplo, dizer que o seu leite é insuficiente e/ou fraco.

Quanto aos fatores negativos, temos a falta de sucção do bebê (quanto menos o bebê sugar, menos leite a mãe produz), desconforto, dor e insegurança, gerada muitas vezes por falta de apoio e acolhimento.

Desta forma, podemos perceber o quanto o apoio prestado à mulher que amamenta pode fazer a diferença, seja ele virtual ou presencial.

Saiba mais sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013 e faça o download do folder da campanha 2013 (PDF) com os papeis de cada um.

Conheça o site Aleitamento.com

Carolina Coppola

Escrito por: Carolina Coppola

Confira os 25 posts publicados pela Carolina Coppola

Veja Também