Semana do Aleitamento Materno terá piquenique e ‘mamaço’ em Campinas

Semana do Aleitamento Materno terá piquenique e ‘mamaço'

02.08.17 – Profissionais da saúde da região de Campinas se uniram para promover atividades públicas e gratuitas para divulgar, apoiar e proteger o Aleitamento Materno especialmente nessa semana, do dia 01 a 07 de Agosto, a 25ª Semana Mundial da Amamentação!

Semana do Aleitamento Materno terá piquenique e ‘mamaço’ em Campinas

Estão programadas palestras, oficinas e rodas de conversa para que mães e futuras mães possam trocas experiências, tirar dúvidas e receber orientações práticas seguras sobre amamentação.

Mães e profissionais vão se reunir na Pedreira do Chapadão, no dia 3 de agosto, para um “Piquenique Materno”. Lá, elas poderão participar de roda de conversa, atividades de entretenimento como dança entre mães e bebês no sling.  Cada mãe deverá levar seu próprio lanche de casa!

No dia 06/08, domingo, acontecerá o ‘Mamaço’ no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A partir das 10h da manhã, mães vão se reunir para amamentar os filhos, trocar experiências e participar de atividades sobre o tema. Para participar basta chegar ao local!

Já no dia 08/08 acontecerá o Seminário Municipal, um evento promovido pelo comitê de Aleitamento materno da cidade, com apoio da Prefeitura de Campinas. Ele acontecerá no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Qual é o objetivo dos eventos?

Segundo uma das organizadoras, a odontopediatra e também especialista em aleitamento materno, Karina Falsarella, a ideia é unir mães e profissionais da cidade e da região em prol de um bem comum: promover o aleitamento materno.

“Os benefícios para a criança que é amamentada são inúmeros e se perpetuam por toda a vida. O importante é que os bebês recebam o leite materno, mesmo nos casos em que a mãe não pode amamentar. Nosso objetivo é de esclarecer e chamar a atenção para esta importância, auxiliar as mães, empodera-las em todo processo também do pós-parto”, esclarece.

De tempos em tempos surgem reações de mulheres à tentativas de restringir a amamentação a ambientes reservados, fora do espaço público. O aleitamento materno é ainda um tema cheio de controvérsias, mitos e tabus em vários países, inclusive no Brasil.

Mitos e Tabus

“Meu leite é fraco”, “amamentar dói”, “leite materno dá cáries”, “amamentar em publico é constrangedor”, “leite materno após 6 meses não traz tantos benefícios”, são apenas alguns exemplos de mitos que ainda são reproduzidos por falta de informação, e que precisam ser esclarecidos. De acordo com Carô Tenório, organizadora pelo segundo ano consecutivo da “Hora do Mamaço” em Campinas, mãe e consultora de amamentação:

“Nós, enquanto sociedade civil, precisamos também colocar nossa cara pra lutar pelos direitos e pela conscientização, estes eventos fortalecem nossa cidadania e união por esta
causa, tão nobre”

Programação:

Pic Nic Materno
Quando: 03/08 – Quinta-feira
Onde: Pedreira do Chapadão, Campinas
Horário: 15h

Cada pessoa levará seu próprio lanche para o pic nic coletivo. Entretenimento entre mães e profissionais. Roda de conversa com a psicóloga Ângela Lopes, com a dentista Ortodontista Diana Nogueira, a Odontopediatra e Amamentóloga Karina Falsarella e consultora do sono Larissa Godoi.

Hora Do Mamaço
Quando: 06/08 – Domingo
Onde: Centro de Convivência Cultural Campinas.
Horário: 10h

Movimento de junção de várias mães no mesmo horário amamentando juntas. Entretenimento entre mães e profissionais e
diversas outras atividades. No Centro de Convivência Cultural Campinas.

Seminário Municipal
Quando: 08/08 – Terça
Onde: Prefeitura de Campinas
Horário 13h30

Promovido pelo comitê de Aleitamento materno da cidade, com apoio da Prefeitura de Campinas. No Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Semana do Aleitamento Materno terá piquenique e ‘mamaço’ em Campinas

 

Confira Também:

Amamentação exclusiva diminui o interesse pela chupeta

Mitos da amamentação

Livros sobre amamentação

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também