Seis dicas práticas para educação financeira dos filhos

19.05.2015 – A educação dos filhos não é uma missão fácil, precisamos ensinar a eles, constantemente, a diferença entre o certo e o errado, a importância das regras e dos limites estabelecidos pela família. Desde cedo, nos deparamos com situações desafiadoras, a maioria delas envolvendo dinheiro. Como explicar para criança que ela não pode ganhar um brinquedo novo todos os finais de semana? Como explicar que não podemos comprar aquela roupa ou sapato naquele momento? Pensando nessas dificuldades, listamos seis dicas práticas para educação financeira dos filhos.

Seis dicas práticas para educação financeira dos filhos:

Explique o valor do dinheiro –  Crianças não possuem noção para diferenciar o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor de cada objeto de maneira simples para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas supérfluas.

Seis dicas práticas para educação financeira dos filhos

Presenteie só em datas especiais – Dê presentes apenas em datas especiais, como aniversário, Dia das Crianças e Natal, para evitar que o pequeno queira mimos frequentemente. Essa medida é fundamental para o treinamento e desenvolvimento dos filhos.

Dê o exemplo – Seja sempre um exemplo para a criança. De nada adiantará ensinar a ela sobre como fazer um bom trabalho de administração de gastos, se você costuma estar sempre endividado. Garotos e garotas que convivem num ambiente cheio de dívidas acabam achando isso normal e tendem a reproduzir essa atitude com sua mesada e também na vida adulta.

Estimule a poupança – Incentive as mesadas e saia com seu filho sempre que for comprar algo, mostrando as diferenças entre os preços e o que ele consegue comprar com o dinheiro que recebe todo mês. Se o produto que ele deseja for mais caro que a quantia que tem em mãos, estimule a prática da poupança, deixando claro que, se ele realmente quiser aquele objeto, terá que economizar. Os pais também podem incentivar os filhos a poupar presenteando-os com cofrinhos, para que guardem o dinheiro que recebem de mesada ou eventualmente, com o objetivo de atingir a quantia necessária para adquirir determinado item.

Seis dicas práticas para  educação financeira dos filhos

Valorize o consumo consciente – É válido aconselhar o filho a anotar todas as compras que fizer, com o nome e o custo de cada produto. Esse simples hábito irá ajudar a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro. Você pode estimular a criança a doar periodicamente itens que ela não usa mais. Assim, ela percebe que não precisa de muitos objetos materiais para ser feliz.

Estimule o desapego – Um excelente exercício é realizar um bazar ou colocar à venda na internet os brinquedos e roupas não usados há mais de um ano. Metade do dinheiro arrecadado deve ir para poupança e a outra metade poderá ser gasta com o que a criança preferir.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching

 

Seis dicas práticas para educação financeira dos filhos

Veja também:

Dicas para economizar dinheiro: 33 ideias infalíveis

5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças

Homeschooling: Escola dentro de casa

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1252 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também