Sangue na fralda do bebê

26.11.2013 – O aparecimento de sangue na fralda do bebê sempre assusta. Hoje vou comentar sobre este assunto.

Vamos falar dos motivos que podem resultar em aparecimento de sangue na fralda.

1 – Todos os bebês estão expostos a altas concentrações de hormônios dentro do útero materno. Desta forma, quando nascem, tanto as meninas, como os meninos podem apresentar ingurgitamento mamário. Nas meninas, pode haver também nos primeiros dias de vida um sangramento vaginal, que corresponde a uma mini menstruação, ou seja, uma descamação uterina, quando os níveis hormonais caem após o nascimento. Muitas mães se assustam e vem relatando sangue nas fezes sem perceberem que, na verdade, trata-se de uma perda vaginal. Isso é normal, se repete algumas poucas vezes e tende a desaparecer em 1 ou 2 dias.

2 – A presença de sangue nas fezes do bebê pode ocorrer quando ele deglute sangue junto com leite. Isso pode ocorrer quando o bico do seio da mãe está ferido. Neste caso, o sangue é digerido e deve ter cor escura. O fato de a mama estar ferida não é motivo para deixar de dar o peito. Fale com seu médico que poderá orientá-la no sentido de resolver o problema o quanto antes.

3 – Por vezes os bebês que são amamentados podem ter alergia ao leite da vaca (e seus derivados) que a mãe toma (ou come), gerando sangue nas fezes. Neste caso, podemos notar raias (tirinha) de sangue nas fezes, que deixam o cocô do bebê mais escuro e com cheiro forte.

4 – Muitas vezes a queixa de sangue nas fezes coincide com uma fase em que a criança apresenta assadura. Neste caso, o sangue será vermelho vivo e é fácil de ser identificado quando se faz a limpeza da pele na troca de fralda.

sangue na fralda do bebe

5 – Sangue nas fezes também pode aparecer como efeito adverso da vacina contra o Rotavírus. Isso pode ocorrer até 40 dias após sua administração.

6 – Na fase da cólica, é comum os bebês apresentarem uma diminuição progressiva no número de evacuações, sem que isso signifique prisão de ventre; quando a criança evacua, as fezes têm consistência normal, líquida ou semi-líquida nas que estiverem sendo amamentadas. No entanto, as que recebem mamadeira podem, principalmente se for leite de vaca, ficar com as fezes endurecidas. Estas, ao serem eliminadas, podem causar pequenas fissuras (rasgos) no ânus, causando sangramento. O mesmo pode ocorrer na fase em que estão sendo introduzidos outros alimentos (a partir de 6 meses), principalmente se a alimentação for pobre em fibras, frutas e água.

A presença de sangue na fralda sempre deve ser relatada ao pediatra. Ele dirá se é preocupante ou não e buscará uma solução para o problema.

 

Você pode gostar de ler:

Troca de fralda, será que você sabe tudo?

Como prevenir e tratar assaduras?

Como dar os primeiros banhos no bebê?

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também