Saiba como a páscoa é comemorada pelo mundo!

13.04.17 – Matéria com gostinho internacional graças as Mães Amigas que temos espalhadas pelo mundo, olha só que chique! Sempre tive a curiosidade de saber como é comemorado as épocas festivas nos outros países. Como a páscoa está chegando, tivemos a ideia de consultar as mães para descobrir como eles passam a páscoa. Confiram só que bacana!

Saiba como a páscoa é comemorada pelo mundo!

Alemanha


“Aqui não tem ovos de Páscoa como no Brasil. São mais ovinhos de chocolate ou coelhinho de chocolate. O pessoal adora decorar a casa com coelhos, ovos pintados à mão, decoram as árvores com ovos (de vidro, de cerâmica, de louça, etc). É o Natal em forma de Páscoa! No domingo os ovos da galinha são tingidos e depois cozidos. As crianças ganham esse ovo cozido colorido das educadoras no jardim de infância também”.

Renata Maria Medeiros Usberti

 

Suécia

“Na Suécia existem as “bruxinhas da Páscoa”, os meninos e as meninas se vestem de bruxa e saem para pedir doces, como no Halloween em alguns países. Aqui o pintinho faz mais sucesso do que o ovo, é diferente do Brasil que é uma loucura atrás dos ovos de páscoa. Aqui também não existe essa de dar presente para professores, é bem mais light!”

Flavia Maia

 

Nova Iorque


“Somos cristãos então, essa é a data mais importante para nós! Assim como no Natal, estimulamos os dois lados: o real motivo da comemoração (Cristo) e o lúdico (coelhinho da pascoa). Nossa “tradição” no sábado é ir no egg hunt no Queens Zoo, onde as crianças “caçam” os ovinhos com adesivos e crafts e decoram os ovinhos de plastico. Além disso, tem o coelho da pascoa no Zoo, diversão garantida! Domingo vamos a igreja e celebramos com nossos amigos cristãos. A igreja oferece o Easter Fest, com caça aos ovos (plásticos, com lembrancinhas) no ginásio do colégio onde fica a igreja. É sempre muito legal e atrai muitas famílias da vizinhança. Em casa brincamos com as pegadas e ovinhos de chocolate.”

Carol Moretti

 

Canadá

“Aqui no Canadá é muito parecido com a tradição nos US (como a Carol Moretti descreveu). Nós também somos cristãos então, é uma data super importante para nós. Aqui em casa fazemos os pezinhos dos coelhos, escondemos os ovos no quintal se a temperatura permitir, ou dentro de casa mesmo se tiver muito frio. Lembro de um ano que escondi, caiu a maior neve e foi impossível encontrar todos rsrs. Os ovos são de plástico, coloridos e pequenos, tamanho de ovo de galinha, a gente abre e coloca doce, chocolate e uma mensagem. Eles adoram! Mas esse ano pela primeira vez resolvi fazer igual no BR. Achei um ovo de Páscoa igual os nossos e vou fazer as patinhas e esconder, tentando manter um pouco da nossa tradição também”.

Maira Vicentin

 

México

“Aqui no México apesar de ser um país muito católico, as comemorações ficam apenas no quesito religioso mesmo, todas as atividades dessa época são na igreja, missas, procissões, Vigília. Nada, nada mesmo relacionado a coelho de páscoa ou pintinho da páscoa. Não tem ovos nos supermercados, nem os pequenos como nos estados unidos. Em lojas de bugigangas chinesas até encontra algo de decoração relacionado a coelho da páscoa mas se vê que não vendem porque os produtos estão lá o ano inteiro a preço de banana. Para fazer algo aos meus filhos, ano passado comprei kinder ovo e fiz como fazíamos no Brasil, pegadas, ninho do coelho e caça aos ovos. O mais engraçado é que aqui essa época é de férias, 2 semanas sem aulas, muita gente não trabalha e aproveita para ir pra praia. Como vivemos num destino turístico de praia, é a época que mais turistas temos no ano. A cidade fica cheia”.

Priscila Nucci

 

Inglaterra

“Aqui na Inglaterra são duas semanas de férias também, último dia 31/03. É muito comum fazer a caça aos ovos mas não necessariamente de chocolate. As crianças costumam colocar roupas floridas e chapéu para fazer a caça aos ovos! Não existe muita ostentação com relação ao tamanho dos ovos. No supermercado da para encontrar ovos de 150g por £1. A decoração é sempre em tons pastéis, usamos também pintinhos e ovelhas já que esta é a época que eles costumam nascer. No Brasil é feriado na sexta já aqui tudo é feito na segunda pois não se considera feriado aos domingos. Algumas igrejas tem o serviço no domingo de Páscoa, costumamos decorar também o jardim com coelhos”.

Isabella Beeler

 

Australia

“Meninas, aqui (Perth/ Australia) a Páscoa perde de longe para a Páscoa do Brasil! O país em si não é muito religioso (muitos ateus), mas vejo que a Páscoa é celebrada com muitos pintinhos amarelos e coelhos (isso digo de pelúcia, kits de arte para as crianças montarem, etc), ovinhos e coelhinhos de chocolate. Ovos grandes são poucos, vem em caixas ou são do Kinder ovo, embalados como o do Brasil e com brinquedo dentro. Mas, posso dizer que a maior parte são estojos de bombom, saquinhos com chocolatinhos e ovos menores. Eles têm a egg hunt, que é a caça aos ovinhos escondidos pelos pais. Aqui em casa eu sempre compro cestinha de coelho e escondo os ovinhos e coelhinhos pela casa e juntos fazemos nossa brincadeira! Temos missa em português uma vez ao mês e em datas especiais a missa tem como foco aquela comemoração, sempre que da levo as meninas! Acho que se um dia levar minhas meninas para o Brasil nessa época elas irão pirar ao ver os mercados com os ovos pendurados pelos corredores”.

Bu Oliveira

 

Saiba como a páscoa é comemorada pelo mundo!

Confira Também:

Dar ou não dar ovos de páscoa em 2017, eis a questão!

11 dicas de Lembrancinha de Páscoa para os professores

Pense bem antes de dar um coelho as crianças!

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1484 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também