Reencontro de mães de UTI Neonatal

selo materia mae amiga

 

Helena Pazzetti

Mãe da Giovana e do Enzo

♥ “Entendíamos a dor, angústia, incerteza do amanhã de cada uma.”

 

maes de uti (14)

Giovana, com um dia de vida

16.05.2016 – Minha história é como tantas outras! Fala sobre superação, amor, angústias e nascimento de uma Mãe.

Faço parte das mães de UTI Neonatal. Tenho gêmeos, uma história linda de vida que vocês podem conferir na matéria que escrevi para o site, e eles nasceram de 33 semanas e 5 dias.

Giovana nasceu pequena, (1.880 kg) mas nasceu prontinha. Só teve que ficar na UTI neo porque eles não liberavam antes de 2 kgs pra ir pra casa. Enzo nasceu super bem pelo tempo de gestação (2.480 kg), mas como ele não estava tão pronto quanto ela, ainda tinha necessidade de aprender a sugar, engolir e respirar ao mesmo tempo. Então ficamos durante 20 dias na UTI. Digo ficamos, porque eu ia de manhã, tarde e noite. Só saia mesmo nos períodos de troca de turno e de madrugada que éramos proibidas de ficar.

Reencontro de mães de UTI Neonatal

Enzo, com um dia de vida

Enzo, com um dia de vida

A UTI Neo do Hospital Vera Cruz, onde eles ficaram, é relativamente pequena. Então as mães eram cúmplices umas das outras.

“Entendíamos a dor, angústia, incerteza do amanhã de cada uma.”

Os meus não eram prematuros extremos, o tratamento era mais “leve”, mas me lembro de ficarmos quase como em uma oficina de artesanato recortando as minúsculas fraldas que, mesmo PP, eram grandes para nossos pequenos guerreiros.

Foi aí que eu conheci a Cristina. Ela tinha tido o Davi, que nasceu de 29 semanas, 11 dias antes dos meus, e necessitava de mais cuidados. Ela morava em Águas de Lindóia e ficava em um apartamento hotel ao lado do Hospital.

Acompanhei quando ela o pegou no colo pra fazer canguru e me emocionei demais com cada evolução do Davi. Quando tivemos alta e fomos pra casa, ela ainda ficou e ,com a correria e ansiedade, acabamos perdendo o contato.

com um dia de vida

Davi, com um dia de vida

“Mas durante quase 9 anos, no aniversário das crianças, me vinha à cabeça aquele menino pequeno, loirinho, frágil, e a vontade enorme de saber como ele estava tomava conta de mim.”

Lá na entrada da UTI neo tem um painel onde as mães levam fotos de seus filhos já crescidos. Aquilo ajuda muito, porque uma mãe de UTI fica muito sensível e angustiada em relação ao futuro do seu filho, que naquele momento se encontra na posição mais frágil e inconstante que existe.

Um dia, no grupo de debates do Mães Amigas, meus filhos (já com uns 8 anos) eu publiquei em um post uma foto do nascimento deles, aquelas que a gente tira logo que nascem. Aí apareceu um comentário assim: “Helena, acho que fomos companheiras de UTI”. Nem consigo expressar o tanto que gelei naquela hora e tudo veio à tona. Na hora falei: “Você é mãe do Davi?”. Foi assim que voltamos a nos falar, com nossos filhos mocinhos. Nem consigo expressar a felicidade que tive com esse contato.

Como eles moram em outra cidade, e com a correria do dia a dia, não conseguimos nos encontrar novamente. Foi aí que minhas amigas, Daniela Finotti (do Blog Mamãe de Muitos) e a Maria Frazão, fotógrafa, me contaram do projeto lindo que tinham em mente: fazer fotos com os filhos já crescidos segurando fotos deles na UTI. Uma ideia linda que mostra eles tão frágeis mas com a intenção  de apresentar o quanto esses bebês e essas mães são guerreiras e vencedoras.

maes de uti (15)Na hora pensei na Cris e pedi para as meninas a convidarem também. Foi assim, em uma manhã, no Estúdio fotográfico da Maria, que aconteceu o nosso reencontro.

“Cheio de emoção, lágrimas, gratidão, reconhecimento. Só quem estava ali, presente, pode ver como foi lindo.”

Somos Mães Amigas, companheiras de UTI Neo, ligadas por um acontecimento que mudou pra sempre nossas vidas e hoje podemos colher os frutos de ver nossos filhos felizes, saudáveis e brincando juntos.

Nós Acreditamos em Milagres, e Você?

Aproveito e convido para visitarem a Exposição: “Eu Acredito em Milagres, e você?”

Está linda, emocionante, cheia de histórias maravilhosas de grandes guerreiros.

Até 20 de Maio, na Prefeitura Municipal de Paulínia.

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1511 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também