Receita de torta de legumes em espiral

selo materia mae amiga

 

Elis Paulucci

mãe da Yasmin (4 anos)

♥ ” Imediatamente me encantei e decidi fazer para a festa, principalmente porque minhas enteadas são vegetarianas!”

 

 

01.04.2015 – Eu estava planejando a festinha de aniversário de 4 anos da Yasmin com a família quando a mãe amiga Andrea Pagano me mandou um link de uma receita de torta de legumes. Imediatamente me encantei e decidi fazer para a festa, principalmente porque minhas enteadas são vegetarianas!

A torta é deliciosa e muito mais fácil de fazer do que parece. Vamos à receita? Eu sugiro fazer a massa primeiro porque ela deve ficar descansando meia hora na geladeira. Nesse tempo você pode cortar os legumes.

Receita de torta de legumes:

Ingredientes para a massa:

-100g de manteiga com sal
-1 ovo
-3 colheres (sopa) de água gelada
-1 pitada de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó
-2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
-1/2 xícara (chá) de farinha de aveia

Modo de fazer:  Coloque todos os ingredientes em uma tigela e amasse bem. Quando a massa estiver homogênea e desgrudando da mão é porque está pronta. Para atingir o ponto você pode acrescentar aos poucos mais água ou farinha. Deixe descansar 30 minutos na geladeira (eu coloquei dentro de um saquinho plástico de cozinha, fechei e coloquei na geladeira).

 

Ingredientes para o recheio:

– 4 colheres (sopa) de creme de ricota Tirolez
– 1 colher (sopa) de mostarda Heinz Sal,
– pimenta-do-reino e orégano a gosto
– azeite
– 1 berinjela pequena
– 1 cenoura grande
– 2 mandioquinhas pequenas ou 1 grande
– 1 abobrinha italiana
– 1 abobrinha brasileira
– 1/2 abóbora cabotiã
– batata doce
– margarina para untar

Modo de fazer: Corte todos os legumes em fatias bem finas e compridas, procurando manter a mesma largura, já que ficarão enrolados. O comprimento deles não importa tanto porque ao montar você pode emendar vários do mesmo tipo.

Retire a massa da geladeira. Unte uma forma de aro removível (usei de 22cm de diâmetro) com margarina e abra a massa, cobrindo todo o fundo e laterais. Não deixe a massa muito grossa ou sua torta poderá ficar seca. Essa massa não precisa abrir com o rolo, basta ir colocando um pouco de massa na forma e ir abrindo com as mãos mesmo.

Antes de começar a rechear, faça furos na massa com um garfo, isso evita que a massa cresça e estufe bem no meio da forma. Coloque o creme de ricota, espalhando sobre a massa com uma colher. Faça o mesmo com a mostarda. Tempere com sal, primenta-do-reino e orégano e, finalmente, comece a enrolar os legumes.

Escolha a cor de sua preferência para fazer o miolo e enrole primeiro na mão. Aí pegue essa “florzinha” e coloque bem no centro da forma. Vá colocando os demais legumes em volta, variando as cores e sabores. O final é a parte mais difícil, parece que não vai caber na forma, mas você pode colocar pedaços menores para preencher pequenos espaços.

Abaixe a massa da lateral da forma até chegar ao nível da espiral de legumes. Se quiser, pode fazer desenhos na massa com um garfo. Tempere com mais sal, orégano e azeite e leve ao forno para assar por 30 minutos a 250 graus. Depois de pronta, regue com mais um pouco de azeite.

Dicas de Mãe Amiga

– Eu já fiz essa torta duas vezes. Na primeira, coloquei Catupiry e não usei mostarda. Na segunda, coloquei creme de ricota e mostarda e achei que ficou muito melhor!!! Fica mais leve e úmida. Mas não é só “ricota”, isso não daria certo, é “creme de ricota”. Eu usei o da marca Tirolez, que é super saboroso. Acho que outra boa alternativa é o cream cheese. Requeijão não sei se daria certo por ser mole demais.

– Você pode escolher os legumes de sua preferência e também mudar a cada vez que fizer a torta, assim sempre terá um sabor diferente. Mas recomendo muito usar a mandioquinha porque ela deixa um sabor incrível, a abobrinha italiana porque é o legume mais fácil de enrolar e acaba ajudando no formato de espiral, e a cenoura e a berinjela por causa das cores.

– Não precisa cortar legumes demais, um de cada é o suficiente, acredite em mim! rs

– Se quiser, comece fatiando a berinjela e salpique um pouco de sal sobre as fatias enquanto termina de cortar os demais legumes.

– Para cortar os legumes usei aquele descascador de legumes bem simples. É bem fácil, só tome cuidado ao fatiar os legumes mais duros para não se machucar.

– Espere esfriar para desenformar e também para cortar ou ela desmonta toda kkk

Experimente fazer, vai surpreender seus convidados pelo visual e pelo sabor! E depois venha me contar se deu certo! Bom apetite!

 

Veja também:

Receita Biscoito Integral de Aveia em 10 passos

Bolinho Assado de Mandioquinha com Espinafre

Como fazer gelatina em camadas colorida

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também