Receita de espinafre para bebês

01.08.2013 – Hoje nós iremos ensinar uma receita de espinafre para bebês. Essa hortaliça é muito conhecida pelo seu efeito fortificante. Quem não se lembra do Marinheiro Popeye? O espinafre possui uma quantidade bastante relevante de ferro, mas outros alimentos, como a carne vermelha, possuem uma quantidade bem maior.

Além do ferro, o espinafre é rico em vários nutrientes como o cálcio, o potássio e as vitaminas A e Complexo B. Mas, como todo alimento, perde um pouco de suas propriedades nutricionais ao sofrer cocção. Portanto, ao preparar uma receita de espinafre para bebês, fique atento às dicas abaixo:

Anote!

O espinafre deve ser consumido sempre cozido. Quando crua, essa hortaliça é rica em substâncias tóxicas. A água do cozimento também não deve ser utilizada, pois possui ácido oxálico que inibe a absorção de ferro e de cálcio pelo corpo. Além disso, uma grande quantidade desse ácido no sangue pode contribuir para a formação de pedras nos rins, além de outros distúrbios. Então, é só descartar a água depois de cozinhar, ok?

Não há relatos ou pesquisas publicadas comprovando algum efeito tóxico do espinafre no organismo humano e nem a necessidade de sua retirada da dieta. Mas o espinafre deve fazer parte de uma dieta variada e colorida, porém sem ser a estrela principal!

Receitinha!

espinafre_blog materno maes amigas

Papinha de frango com espinafre

Ingredientes:

– 2 filés de peito de frango
– 8 folhas de espinafre com o talo
– 2 ninhos de macarrão tipo “cabelinho de anjo”
– 1 mandioquinha sem casca
– 1 abobrinha com casca
– 1 cenoura com casca
– 1 fatia grossa de cebola
– 1 dente de alho
– 4 colheres (sobremesa) de azeite extra virgem

Modo de preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o dente de alho. Refogue os filés de peito de frango. Depois de cozido, acrescente a mandioquinha, a abobrinha com casca, a cenoura com casca e água e deixe cozinhar. Quando estiver cozido, escorra a água e coloque no liquidificador juntamente com o frango.

À parte, cozinhe o espinafre em água. Depois de cozido, despreze a água e coloque apenas o espinafre juntamente com o frango e bata no liquidificador.

À parte, cozinhe dois ninhos de macarrão tipo “cabelinho de anjo” em água, sem sal. Quando estiver pronto, escorra a água, amasse com um garfo e misture à papinha. Amasse com garfo a batata, abobrinha e a cenoura e misture tudo. Acrescente o azeite extra virgem e despeje em potinhos individuais.

espinafre popeye

Placa-colunistas-carol

 

 

 

Você pode gostar de ler: Tem fibra na papinha do bebê! e Como congelar a papinha do bebê

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1449 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também