Que pão é mais saudável, afinal?

14.08.2013 – Um lanche saudável deve sempre ter uma porção de alimentos fonte de carboidratos como biscoitos, bolos e pães. Os carboidratos são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e por isso não deve ficar fora da alimentação dos pequenos. Mas, como saber que pão é mais saudável, afinal?

Existem vários tipos de pães, com sabores, texturas e valor nutricional diferentes. Além disso, os pães possuem diferentes índices glicêmicos, ou seja, liberam o açúcar no sangue em velocidades diferentes. Quanto mais rápida for essa liberação, mais rapidamente a energia acaba mas, se a liberação for mais lenta, a criança terá energia disponível por mais tempo, aumentando, assim, sua disposição, atenção e até mesmo seu desempenho escolar.

Os pães brancos, como o pão francês ou pão de sal ou de forma comum são os mais consumidos. São feitos com farinha de trigo refinada e possuem um índice glicêmico mais elevado.

Já os pães integrais não são feitos com farinha refinada, e sim com farinha de trigo integral e, sendo, assim possuem um índice glicêmico mais baixo, proporcionando energia por mais tempo. Além disso, durante o refino, o grão perde a camada externa e, com isso, suas fibras e uma série de nutrientes.

Sendo assim, o pão integral é o mais indicado para todos, inclusive para as crianças.

Existem várias opções de pães integrais no mercado: pães de forma, pães franceses integrais, bisnaguinhas integrais e pães caseiros integrais.

Uma série de alimentos pode ser acrescentada aos pães para torná-los ainda mais nutritivos, como a linhaça, a aveia, legumes liofilizados, grãos, sementes, nozes, frutas etc.

A linhaça é um ótima fonte de ômega 3 e, por isso, só traz benefícios à dieta das crianças. O pão de linhaça é rico em fibras, nutrientes e gorduras boas. Além disso, este pão garante energia e vitalidade.

O pão de centeio tem baixa quantidade de gordura e proteínas e bastante fibras. Mas, mesmo assim, ainda não chega a ser tão nutritivo quanto o pão integral.

O pão de aveia é rico em ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas. É rico em fibras solúveis, principalmente a beta-glucana, que retarda a absorção de glicose, diminuindo o índice glicêmico do pão.

O pão de milho, diferente do que é feito de trigo, não perde a casca durante o processo de preparação. Por isso, ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, ferro, potássio e zinco. Além desses nutrientes, o pão de milho também é rico em proteínas e vitaminas do complexo B e é uma ótima opção de pão sem glúten.

O pão australiano é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, tem uma cor escura, que vem da farinha integral, e um sabor adocicado causado pelo estrato de mel usado durante o preparo. É rico em vitaminas, minerais e fibras provenientes da casca dos grãos de trigo.

Você pode variar os pães que coloca na lancheira de seu filho, porém priorize sempre os mais nutritivos, os enriquecidos. Assim, além de gostosa a lancheira do seu filho pode ser muito saudável!

Receitinha!

Pão colorido de beterraba

Pãozinho integral de Beterraba. Delícia que preparei com meus chefs-mirins!

Pãozinho integral de Beterraba. Delícia que preparei com meus chefs-mirins!

Ingredientes:

½ xícara (chá) de pó de legume moído de sua preferência (beterraba, espinafre ou cenoura)

4 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

2 envelopes de fermento biológico seco

½ xícara (chá) de leite morno

1 colher (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de óleo

Sal a gosto

1 ovo

 

Modo de Preparo:

Misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e reserve.

Dissolva o fermento no leite morno, acrescente o pó de legume, o óleo e o ovo.

Vá acrescentando a mistura da farinha aos poucos, mexendo sempre até que obtenha uma massa homogênea e que não grude nas mãos.

Sove bem a massa.

Modele os pãezinhos e coloque-os em uma assadeira antiaderente.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos, até que os pães estejam dourados.

 

Placa-colunistas-carol

 

Você pode gostar de ler: Alimentos orgânicos a preços acessíveis?, Meu filho tem obesidade infantil, Como se alimentar bem na gravidezFaça uma lancheira saudável e gostosa

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1472 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também