Quartos Montessorianos

01.02.2016 – Que tal conhecer um pouco do método e dos quartos Montessorianos?

Foi desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, usado em algumas escolas e trazido também para nossa casa.

“O método prioriza a liberdade e a independência da criança”

O método prioriza a liberdade e a independência da criança, que devem ser estimuladas desde cedo, respeitando o desenvolvimento natural das habilidades físicas e psicológicas.

Quartos Montessorianos

1) Porque montar um quarto Montessoriano?

Quem não quer ver os filhos se desenvolvendo de forma independente e segura? Nesse ambiente as crianças ficam livres, podem deitar e se levantar de suas caminhas sozinhas, pegam os brinquedos e aprendem a guardar sozinhas, se vestem sozinhas, se vêem e se descobrem de formas diferentes sem depender de ninguém e de forma segura.

Esse método pode ser aplicado desde bebê, sempre respeitando suas necessidades.

“Liberdade é o principal, desenvolvimento da criatividade é fundamental.”

2) Como montar um quarto Montessoriano ?

Com decoração simples, minimalista, poucos móveis para ter espaço para a criança circular e explorar, poucos brinquedos (fazer rodízio) para a criança desenvolver a concentração. Tem que ser aconchegante, tranquilo e seguro.

Dicas de alguns itens importantes que compõem o quarto Montessoriano:

Cama: tem que ser baixa para que a criança consiga subir e descer com segurança. A opção mais usada é colocar um colchão no chão ou em cima de um pallet, um tapete ou um tablado de madeira. Se for bebê é importante colocar almofadas em volta do colchão para proteger, use rolo ou protetor de berço para o bebê não rolar e encostar na parede enquanto dorme. Para incrementar faça uma estrutura de madeira em forma de casinha.

Espelho: É importantíssimo que seja de acrílico e fixo na parede, deve ser colocado na altura da criança, na vertical. Se for bebê, coloque na horizontal e encostado no chão, para que possa se ver por inteiro, e se reconhecer.

Barra: Serve para o bebê se apoiar e se levantar, deve ser fixa na parede.

Tapete: de tecido ou EVA, deve ser colocado próximo ao colchão e no cantinho da leitura.

Nichos: abertos e numa altura suficiente para a criança alcançar os brinquedos sem precisar subir em algo para pegar. Coloque os livros ou brinquedos mais pesados na parte de baixo e os leves na parte de cima.

Roupas: os armários devem ter cabideiros baixos. Cuidado com gavetas e portas que possam prender os dedos, o ideal são pequenos móveis fechados com cortinas.

Painel imantado: em MDF revestido de imã com letras, números ou desenhos de bichos.

Selecionei algumas imagens da internet para você se inspirar e montar o quarto do seu filho !!!

Quando minha filha Letícia estava com 5 meses, começou a chorar a noite, percebi que ela estava incomodada em dormir no berço. Então coloquei em seu quarto um colchão de casal num tablado baixo de madeira, protegi a parede com o próprio protetor do berço e abaixei tudo, os quadros, os livrinhos e os brinquedos, ainda não conhecia o método Montessoriano, mas fez ela se sentir mais livre e passou a dormir bem melhor. Hoje a Letícia tem 8 anos e é muito independente, tenho certeza que essa foi uma das coisas que ajudaram para esse processo.

Agora com mais conhecimento sobre o método Montessoriano, com certeza irei usá-lo quando tiver outro bebê.

Espero que essa matéria ajude vocês também !

Gisele Golçalves

Escrito por: Gisele Golçalves

Confira os 17 posts publicados pela Gisele Golçalves

Veja Também