Quando devo levar meus filhos ao Pediatra?

16.06.2014 – Sou formada há 35 anos. Na minha época de faculdade e residência, vivi uma Pediatria essencialmente curativa. Nosso trabalho era voltado a tratar crianças desnutridas e doentes. Era raro encontrar uma criança que fosse amamentada ou com a carteira de vacinação em dia.

Quando devo levar meus filhos ao Pediatra

A partir da década de 80, várias ações, com comprovada eficácia, ajudaram a incrementar a capacidade resolutiva da atenção à criança. São elas: o incentivo ao aleitamento materno, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a aplicação de vacinas, a prevenção e controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias agudas.

Essas medidas fizeram a Pediatria passar de uma ênfase curativa para a preventiva.

Assim, embora no dia a dia do consultório tratemos de crianças doentes, o acompanhamento e o cuidado dispensado através da puericultura tem permitido alcançarmos o alvo, que é promover a saúde das crianças.

A Pediatria engloba a atenção à criança e ao adolescente e, portanto, o período do nascimento à idade adulta (de 0 até os 20 anos de idade). Nas consultas regulares, o pediatra acompanha o crescimento e desenvolvimento, incentiva a amamentação, orienta e cobra que as vacinas estejam em dia, dá orientações para a prevenção de acidentes e alterações de comportamento.

Quando devo levar meus filhos ao Pediatra?

As consultas com o Pediatra para controle de saúde devem obedecer às seguintes datas:

Bebês

Quando devo levar meus filhos ao Pediatra

Ao nascimento

10 dias de vida

1 mês de idade

depois de mês em mês até completar 1 ano

Crianças pequenas

A seguir, as consultas de rotina passam a ter intervalos maiores, devendo acontecer com:

1 ano e 3 meses

1 ano e seis meses

e, depois, a cada 6 meses até os 4 anos

Crianças maiores

No período de latência, que vai dos 4 anos até o início da adolescência, quando o crescimento é menos intenso, a criança deve ser vista pelo pediatra uma vez por ano.

Adolescentes

Quando devo levar meus filhos ao PediatraA partir dos 8 anos e dos 9 anos e meio, respectivamente, as meninas e os meninos devem fazer retornos a cada 6 meses, pois podem entrar na puberdade (desenvolver caracteres sexuais secundários).

Quando se nota o primeiro sinal maturacional (aparecimento do broto mamário nas meninas e aumento do volume dos testículos no menino ou o aparecimento de pelos axilares ou pubianos em ambos os sexos), as consultas devem ocorrer em intervalos menores (a cada 3 ou 4 meses).

Eu, particularmente, no primeiro mês de vida, costumo marcar retornos semanais para ajudar as mães no estabelecimento da amamentação.

Fora desta rotina, as crianças devem ser vistas pelo pediatra sempre que houver alguma demanda.

 

Você pode gostar de ler:

Até quando devo escovar os dentes do meu filho?

Viagem de avião com bebê

Febre: o que é, quando e como tratar

Quando vacinar e quando não vacinar

 

 

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também