Quando devo desfraldar meu filho?

Selo Profissional-4 06.09.2016 – Quando devo desfraldar meu filho? Vamos falar sobre desfralde? Ainda existem muitas dúvidas sobre o desfralde que devem ser esclarecidas e para isso conversamos com a com a Dra. Daniela Mendonça que é formada em Gastroenterologia Pediátrica, um ramo da Pediatria dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças do trato gastrointestinal em crianças e adolescentes.

Quando devo desfraldar meu filho?

Sabemos que o desfralde, em alguns casos, é um momento complicado já que é uma nova transição na vida do bebê. Muitas mães sentem-se perdidas quanto a hora certa, a maneira correta e quais são os sinais para iniciar o processo. Conversamos com a Gastroenterologia Pediátrica, Daniela Mendonça Cardoso, para ajudar as mães que estão passando por esse momento.

De acordo com ela, a retirada das fraldas é um marco no crescimento extremamente importante na primeira infância pois  o bebê que ate então só ficava deitado para receber cuidados, a partir de agora é uma criança mais independente e mais autônoma para realizar algumas atividades.

É necessário que a criança tenha as condições de entender o processo para que ela possa ser desfraldada sem que isso cause transtornos emocionais, psicológicos e até clínicos. Algumas crianças que ainda não estão preparadas para esse processo podem evoluir com constipação intestinal (intestino preso) ou infecção urinária, por isso é preciso avaliar se a criança está realmente preparada para o desfralde.

Cada criança é única e precisa ser acompanhada individualmente. Normalmente, qualquer tentativa antes dos 2 anos, pode ser frustrante para todos. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança deve ser respeitado e sabemos que os esfíncteres que controlam as eliminações de urina e fezes estão maduros neurologicamente entre 2 anos e meio a 3 anos de idade.

Ainda de acordo com a Dra. Daniela, para o desfralde ser um sucesso é importante que a criança já tenha atingido as três fases abaixo:

Fases do desfralde

FASE -1 – A criança consegue te avisar que FEZ. Essa percepção da criança em sentir que está com xixi ou cocô demonstra que ela está iniciando o processo do desfralde, mas precisa ter as 3 fases associadas para obter sucesso com a retirada das fraldas.

FASE -2 – A criança consegue te avisar que ESTÁ FAZENDO. Nessa fase, a criança começa a ter a sensação da passagem de suas eliminações pelo reto e pela uretra, mas ainda não consegue reter ou segurar. Ou seja, falta a consciência do ato.

FASE -3 – A criança consegue te avisar que QUER FAZER. A criança já consegue avisar, controlar e segurar as fezes e urina. É nessa fase que o desfralde deve ser realizado e será rápido, tranquilo e sem traumas.

O ideal é respeitar o tempo de cada criança, dar apoio emocional e motivar para que o desfralde seja realizado de forma tranquila e segura.

Dra. Daniela Mendonça, Gastroenterologia Pediátrica, CRM-SC 20908
Mais informações:
 Fan page | Site

Quando devo desfraldar meu filho?


Confira também:

Quando desfraldar? Comece pelas fezes…
A hora de tirar a fralda… reflexões

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1252 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também