Quando desfraldar? Comece pelas fezes…

16.11.2015 – Quando desfraldar? Essa pergunta é muito comum entre os pais, porém vale alertar que para iniciar a criança precisa estar pronta para conseguir controlar a urina e as fezes. O controle esfincteriano ocorre em geral entre 18 e 24 meses, quando o sistema nervoso central está maturo para essa função.

Quando desfraldar?

1. Como perceber o momento certo para iniciar o treinamento?

Determinados comportamentos podem sinalizar que ela está pronta, como, por exemplo, quando ela se mostrar incomodada quando a fralda estiver suja ou vier avisar falando “cocô” ou puxar a fralda pedindo para tirá-la.

 

2. Deve-se começar pelo cocô ou pelo xixi?

Não existem regras rígidas; deve-se acompanhar com naturalidade os desejos da criança. Muitas vezes elas falam “xixi” quando na verdade acabaram de fazer cocô.Como a criança evacua poucas vezes por dia, em geral é mais fácil começar pelo treinamento da eliminação das fezes. Repare os horários em que ela costuma evacuar e então retire a fralda e coloque-a sentada no penico ou no vaso sanitário com tampa redutora. Dê a ela suas mãos peça que e as aperte: “força!” (Para apertar a mão do pai ou da mãe ela fará prensa abdominal, facilitando a eliminação das fezes.)

Volte a vestir a fralda e vá repetindo este procedimento. Com o tempo, ela não só terá sucesso no ato de defecar, como também começará a pedir no momento em que estiver com vontade de evacuar. Algumas crianças podem não querer tirar a fralda, preferindo sentar de fralda no penico ou vaso. Respeite seu desejo. Faça o mesmo procedimento e se ela evacuar retire a fralda e jogue o cocô no vaso. Reparem que nessa fase a criança fica com a fralda o dia todo; esta só é retirada na hora de evacuar.

 

3. Privada ou Penico?

desfraldeÉ importante ficar atento ao conforto da criança. Há crianças que se sentem mais a vontade em um penico, com os pés apoiados no chão e outras preferem sentar no vaso sanitário com adaptador; nesse caso deve-se procurar um apoio para os pés, que pode ser um banquinho que ofereça sustentação (como na foto ao lado).

 

4. Em que momento retirar a fralda durante todo o dia? 

Só depois que a criança tiver o controle das fezes é que se deve deixá-la sem fraldas e com frequência oferecer para ir ao vaso fazer xixi. Nada de forçar.

 

5. Com que frequência devemos leva-la para o vaso fazer xixi?

Mais ou menos a cada duas horas, pois é o tempo que demora para a bexiga encher. Com o tempo, do mesmo modo que ocorreu com as fezes, a criança começará a avisar quando tiver vontade de urinar.

 

6. Se for menino, ensiná-lo a fazer xixi em pé ou sentado?

Minha resposta seria: como ele preferir. Certamente ele já viu alguém usando o sanitário (em geral eles querem imitar), e muito provavelmente já ocorreu de a mãe um dia tirar a fralda antes do banho e ele urinar. Pergunte a ele onde quer fazer o xixi. Não há regra e não há motivo de preocupação.

Muito provavelmente durante o treinamento das fezes algum dia ao fazer força para evacuar acabe urinando. Eu diria que fazer xixi em pé facilita, principalmente quando a criança avisa encima da hora. Urinar em pé ou sentado, tanto faz! Isso é o de menos; com o tempo o menino vai querer imitar o pai.

 

7. Quando retirar a fralda noturna?

A retirada da fralda noturna ocorre só depois do controle diurno. Em geral quando a criança começa a acordar com a fralda seca.

 

8. Além das orientação acima, qual outro recado você daria para aqueles que vão inciar essa jornada?

Os pais precisam ter paciência durante o treinamento, evitando criticas ou agressões diante dos fracassos e elogiando diante do sucesso. Isso permitirá que a criança se sinta encorajada a continuar. Fiquem tranquilos que dará tudo certo!

 

No Universo Polyana ela conta como ela retirou a fralda do seu filho Miguel:

E começa mais uma fase: o desfralde!

 

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também