Viva o Betacaroteno!

Olá meninas, tudo bem?
Tenho visto no nosso grupo várias mamães preocupadas com a chegada do verão e se preparando para a estação mais quente do ano, com a maior intensidade de raios UV e época em que as crianças estarão em casa, ou na praia, ou no campo, ou na casa dos avós, mas sempre expostos ao sol!
Tendo visto isso, venho propor uma parceria entre pais e filhos para uma preparação conjunta a espera do calor maravilhoso que só o verão traz.  
Projeto Verão em Família.
Não sou educadora física e nem um grande exemplo de corpinho sarado, mas sempre gostei e pratiquei exercícios físicos. Os que são feitos ao ar livre ou dentro da água são os meus prediletos. Quer coisa melhor do que caminhar? Junte marido, ou amigas, suas crianças e pernas para que te quero! Agora, se prefere uma ajudinha profissional, nada melhor do que academia ou personal. O importante é se movimentar. Se tem piscina em casa ou no condomínio, aproveite!!! Coloque a família na água. Brincar com as crianças é pura hidroginástica e queima várias calorias.
Mas como a minha seara é alimentação, não vou me prolongar nas atividades e sim nos alimentos que realmente podem ajudar a nos protejer do sol. Essa coluna é quase um depoimento de sucesso pessoal, pois eu tenho um branquelinho em casa, mas que adora cenoura e beterraba. Ele está sempre exposto ao sol e ao longo desses 4 aninhos de vida, nunca teve problema de queimadura (e olha que é bem difícil mantê-lo com protetor solar).
O importante é manter uma alimentação colorida e variada, principalmente enriquecida com alimentos ricos em betacaroteno, que auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção do bronzeado. Este pigmento varia da cor amarela à vermelha e pode ser encontrado na cenoura, beterraba, abóbora, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e ainda em vegetais com folhas escuras, como couve, brócolis, espinafre, rúcula e agrião.
Mas, além do betacaroteno, é importante incluir alimentos fontes de licopeno (que possuem atividade antioxidante e, por isso, protegem a pele) e também o ômega 3, que auxilia na absorção do betacaroteno. Entre os alimentos estão tomate, melancia, mamão, morango, goiaba, pitanga, semente de linhaça, quinua e nozes.
Mas é importante lembrar que não adianta consumir alimentos ricos em betacaroteno apenas um dia e, por isso, proponho que o Projeto Verão em Família comece agora e siga aos poucos até a estação chegar. Também não vale exagerar. Algumas pessoas podem ser sensíveis, ficando com as mãos e barriga amarelas. 
Quinua
Agora, com essa gama de ingredientes sugestão de receitas não faltam. Podemos incluir esses alimentos em bolos, doces, sucos e vitaminas, saladas, misturados no arroz, na carne e em diversos outros pratos, inclusive na papinha das crianças menores.
Além de nos protejer do sol e manter o nosso bronzeado, as frutas, verduras e hortaliças nos dão mais disposição para também praticar os exercícios tão necessários para manter a forma e os objetivos do corpinho sarado no verão. Portanto, já para a frutaria encher o carrinho e mudar os hábitos!
 
Beijos e até a próxima quarta-feira.
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