Gravidez aos 40 anos: Dúvidas frequentes

Principais dúvidas sobre gravidez aos 40 anos

14.05.2015 – A todo instante alguém aparece com uma pergunta clássica sobre a gravidez após os 40 anos. Depois de muitas vezes responder as mesmas perguntas para diferentes personagens, percebi que estas não se tratam simplesmente de curiosidade, mas sim de dúvidas comuns. Para facilitar a vida de vocês (e a minha, rs) resolvi responder algumas das principais dúvidas sobre gravidez aos 40 anos.

Gravidez aos 40 anos

1. A fertilidade sofre alterações conforme o avanço da idade?

A Fertilidade pode diminuir sim após os 40 anos. De uma maneira geral a chance de gravidez por relação diminui, mas a libido pode não se alterar em nada.

2. Quais os riscos que uma gravidez aos 40 anos traz para a saúde da mulher?

A gravidez pode trazer mais riscos para a saúde da mulher nesta idade, principalmente se ela já for portadora de outras doenças como hipertensão, cardiopatia ou diabetes.

3. E os riscos para o bebê?

A gravidez aos 40 anos pode trazer problemas de desenvolvimento ou saúde para o bebê sim. Mas isso ocorre numa minoria de vezes em que, geralmente, esta gravidez já vem acompanhada de outros problemas de saúde maternos e/ou obstétricos.

A chance de aneuploidias – doenças cromossomas como a Síndrome de Down – nos fetos de mãe com 40 anos é 20 vezes maior do que com 20 anos de idade, ou seja, o risco pula de 0,05% para 1,0%. Mas, mesmo assim, repare como é um risco ainda “baixo”.

4. Há cuidados específicos que gestantes nessa idade devem tomar?

Existem exames especiais. Recomenda-se exame de ecocardiografia fetal para toda gestante com mais de 35 anos!

É importante ressaltar que a gravidez aos quarenta anos não “detona” o corpo da mulher! O que detona o corpo de uma mulher é o que ela ingere, é um número baixo de horas de sono e de atividade física. Portanto quando você pensar em engravidar depois dos quarenta anos assuma estes riscos, tome sua decisão baseada nos teus sentimentos e siga em frente.

Não dê ouvidos às comadres que vão querer te acovardar desta loucura ou aos médicos que pretendam te desautorizar deste desejo. O papel da medicina deve ser o de te ajudar a ter saúde e nunca de repreender teus sonhos!

 

Principais dúvidas sobre gravidez aos 40 anos

Ayrton Daniel Filho

Escrito por: Ayrton Daniel Filho

Confira os 6 posts publicados pela Ayrton Daniel Filho

Veja Também