Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

28.09.2015 – Falar sobre menstruação é muito importante, apesar desse assunto ainda ser, muitas vezes, considerado tabu. Cada menina, cada corpo possui suas particularidades, por isso precisamos prestar atenção em todos os sinais, principalmente se for o caso de um desenvolvimento precoce.

Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

A menstruação é considerada precoce quando ocorre antes dos oito anos de idade. Ela acontece por vários motivos, pode ser genético, pode ocorrer pela administração incorreta de hormônios (contidos nos cremes e pomadas), ou até mesmo pela influência do número de integrantes da família da menina e o local onde ela mora, como explica a pediatra Silvia Castilho:

Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

“Em locais mais quentes (próximos à linha do equador), há maior exposição do corpo, estimulando a sexualidade. Em famílias maiores, as meninas mais novas amadurecem mais cedo por estarem em contato com as irmãs mais velhas”, afirma.

Para identificar um caso de menstruação precoce é preciso prestar atenção a alguns sinais, que são os mesmos de uma puberdade “normal”, como aparição de pelos pubianos e axilares, desenvolvimento da mama e rápido crescimento. Se este for o caso da sua filha, é indicado levá-la ao pediatra. Ele pedirá alguns exames, como o exame físico, a radiografia do punho e das mãos (que revelam a idade óssea da menina) e a dosagem de hormônios.

Caso a menstruação precoce possa atrapalhar o crescimento da garota, o pediatra lhe orientará da melhor forma. Na maioria dos casos, é realizado um tratamento através de hormônios, que retardam esse processo. É importante ressaltar que, uma vez que a primeira menstruação já ocorreu e que não foram realizadas intervenções, será difícil inibir os próximos ciclos. Por isso, é preciso atenção especial à menina nessa idade, abordando essa questão com cuidado e sensibilidade.

Para o ginecologista obstetra, Ayrton Daniel, a antecipação da menstruação está totalmente ligada às mudanças no perfil biográfico do ser humano. Ele explica que não é apenas isso que vem ocorrendo de maneira precoce: “Hoje, as pessoas mais do que nunca estão sofrendo com antecipações. Elas nem terminam um ciclo da vida e já começam outro”.

O ginecologista diz que a menstruação precoce pode ser entendida como uma denuncia do corpo à essas outras antecipações na vida das meninas e que aos olhos da Medicina Antroposófica podem ser determinante no surgimento de doenças auto imunes no futuro, como por exemplo as tiroidites e o lupus.

 

Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1484 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também