Pense bem antes de dar um coelho as crianças!

 

Bruna Silvatti F. S. Vieira

Médica Veterinária | Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Exóticos. | Mestranda em Reprodução Animal -FMVZ – USP

 

11.04.17 – Conversamos com a Veteriária Bruna Silvatti, especialista em animais silvestres para tirar algumas duvidas sobre os coelhos. Quando chega a época de páscoa, muitas mães veem ai uma oportunidade de dar as crianças um novo bichinho mas, não é tão simples assim! Confira nossa entrevista.

Pense bem antes de dar um coelho as crianças!

1. O coelho é uma boa opção de animal para dar as crianças? Ele trás algum benefício a ela?

O coelho, assim como outros animais, são ótimos para as crianças. Eles ajudam a desenvolver o amor aos animais, além do respeito. Os coelhos também podem ajudar no desenvolvimento da parte sensorial e motora da criança que está descobrindo o tato.

2. Crianças podem ter coelhos? Qual é a idade recomendada?

Sim, as crianças podem de coelhos. A idade que eu recomendo é a partir de 3 anos. Eles são animais muito doceis mas, alguns não gostam de serem apertados ou de ficar no colo. Com as crianças a partir de 3 anos já é possível explicar melhor essas condições dos animais.

“A idade recomendada é acima de 3 anos de idade. Mas, se acriança tem uma rinite grave ou uma asma grave eu não recomendaria ter um coelho em casa, roedores em geral tem pelo muito fino que caem e pode se tornar um agente irritante e piorar a doença da criança.” Pediatra Dra. Paolla Limy Alberton

3. Isso significa que meu filho não pode ficar com o coelho no colo, pois eles não gostam?

Na verdade, isso é muito individual e depende dá criação do coelho desde filhote. Tenho coelhos pacientes que adoram ficar no colo e até dormem, outros não. Então, vai depender do bichinho, mas sempre é preciso respeitar o seu espaço.

4. Qual o melhor ambiente para o coelho?

Os coelhos se adaptam bem em apartamentos e em casas. As casa com gramado são as ideais pois eles ficam livres para cavar. Mas eles se adaptam muito bem em apartamentos também.

5. O coelho pode transmitir alguma doença para a criança?

Como nos outros animais existem doenças que são zoonose (Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos). Por isso, é importante ao adquirir o coelho passar por uma consulta veterinária além de check up e orientações.

“O coelho é um animal tradicionalmente muito limpo. Pode acontecer em alguns casos específicos do coelho desenvolver algum fungo, alguma diarreia e transmitir para o ser humano mas, isso é raro acontecer com o animal de estimação, é mais frequente quando há crianção de coelhos”. Pediatra Dra. Paolla Limy Alberton

6. O coelho deve ser vacinado para não transmitir doenças?

Existem algumas vacinas para coelhos, mas ela não são disponíveis no Brasil.

Uma maneira de evitar a transmissão de doenças segundo a Pediatra Dra. Paolla Limy Alberton: “Os cuidados habituais necessários são os cuidados de higiene normais. É preciso lavar a mão direitinho, sempre com água e sabão após brincar com o animal”.

7. Na época da páscoa muitas mães decidem dar um coelho de presente as crianças, o que elas precisam saber antes de comprar um coelho?

O coelho é um animal que pode ter uma longevidade de 9 a 13 anos. É necessário pesquisar hábitos alimentares e comportamentais para não ter surpresa. Sua alimentação é a base de feno, ração e algumas frutas e verduras. Ele exige responsabilidade e cuidados como qualquer outro animal.

*Clique aqui para saber mais!

8. Descobrimos que muitos coelhos são abandonados quando a época de páscoa acaba. Como isso afeta o coelho?

Todos os anos vemos casos assim, infelizmente. Os coelhos são animais que necessitam de atenção e cuidados, que as vezes vão além do básico. Os pais muitas vezes esquecem que ter um animal é ter mais um membro da família em casa. Eles roem objetos, destroem fios, demoram para aprender a defecar e urinar no local certo. Tudo varia muito de animal para animal, mas todos precisam de cuidados e paciência para que ele de adapte. Muitos pais acabam esquecendo disso e compra o coelho por impulso. Já atendi animais resgatados em caixas de papelão em avenidas movimentadas, um mês após a Páscoa.

 

Pense bem antes de dar um coelho as crianças!

Confira Também:

Como fazer um coelho de guardanapo

11 dicas de Lembrancinha de Páscoa para os professores

Brincadeiras de Páscoa

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1485 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também