Panqueca de Prestígio sem lactose e sem glúten

Se tem uma coisa que aprendi a fazer depois que reduzi a lactose e tirei o glúten da minha vida é panqueca. Embora o motivo tenha sido a “doença de Crohn”, essa vida saudável me encanta a cada dia! Temos muitas possibilidades por aí que fazem a nossa alimentação ficar mais rica em nutrientes e muito saborosa!

Pensando em todas as pessoas que possuem restrições ou buscam variar dentro de uma alimentação equilibrada, inventei essa panqueca Prestígio sem glúten e sem lactose.

De um tempo para cá, tenho testado bastante receitas com as bebidas de origem vegetal, como a de soja ou de castanhas, por exemplo. Além ajudarem a variar os sabores e deixar o dia a dia mais gostoso, eles geralmente possuem gorduras insaturadas (conhecidas como gorduras “boas”), enquanto o leite de vaca integral tem gorduras saturadas (chamadas de gorduras “ruins”). Nessa receita optei pela bebida à base de soja, que já faz parte do meu dia a dia ! Gosto de consumi-la, porque ela também tem proteína de alta qualidade, assim como a proteína animal, e ainda é geralmente enriquecida com cálcio!

 

Panqueca de Prestígio sem lactose e sem glúten

MASSA

– 1 ovo

– 4 colheres de sopa de bebida à base de soja

– 1 colher de sopa de açúcar demerara (pode ser mascavo, açúcar de coco ou mel – o mel deixará a massa mais melada: coloque 1 colher de sopa de sobremesa)

– 1 colher de óleo de soja ou girassol

– 2 colheres de sopa de farinha de coco

– 1 colher de sobremesa de cacau alcalino (pode substituir por cacau integral. Optei pelo alcalino porque ele tem um sabor mais suave.

– 1 colher de farinha de psyllium (sem essa farinha a panqueca apenas ficará mais elástica, porém muito saborosa também. Se quiser deixá-la com aspecto de bolo, substitua o psyllium por uma colher de café “rasa” de fermento em pó)

delicia panqueca prestigioCOMO FAZER

Misture todos os ingredientes com um garfo até a massa ficar homogênea. Ela terá uma aparência um pouco seca (a farinha de coco e o psyllium “puxam” o líquido). Sem estar untada, molde na frigideira antiaderente e coloque no fogo. Assim que assar de um lado, vire e asse do outro. Reserve a massa e faça o recheio de beijinho.

RECHEIO

– 1 gema sem a pele

– 2 colheres de sopa de bebida à base de soja

– 2 colheres de sopa de leite de coco

– 1 colher de sopa de coco ralado (como gosto de coco ralado, coloquei duas – o recheio fica mais seco)

– 1 colher de açúcar demerara (ou açúcar de coco ou mel – fica delicioso também)

 

COMO FAZER

Coloque todos os ingredientes, já misturados, no fogo e mexa até engrossar. Recheie a panqueca e plim… pronta para comer!

Obs.: Rende duas panquecas finas. Se preferir uma panqueca grossa, parecendo bolo, use toda a massa para fazer uma unidade.

Michelle Occiuzzi

Escrito por: Michelle Occiuzzi

Confira os 60 posts publicados pela Michelle Occiuzzi

Veja Também