O intestino do bebê soltou, e agora?

24.06.2013 – O intestino ficar solto de vez em quando é normal. Mas, se o bebê começar a fazer um cocô aguado demais, malcheiroso ou com filamentos de muco, ou se estiver com febre ou parecer estar emagrecendo, provavelmente é diarreia, portanto, fale com o pediatra.

Dentre as causas da diarreia estão às infecções virais ou bacterianas, a preparação incorreta de fórmulas de leite em pó, os resfriados, o uso de antibiótico, alergias e em casos mais raros, deficiências enzimáticas.

Intestino solto pode causar desidratação nas crianças. Procure sinais de desidratação, tais como, uma diminuição da micção, olhos fundos, boca seca, incapacidade de produzir lágrimas quando chora, irritabilidade aumentada e uma diminuição da atividade.

A água de coco pode ser usada em conjunto com o soro ou as bebidas de reidratação, mas não sozinha, porque não possui a quantidade de sal necessária. Crianças de mais de 1 ano podem beber sucos diluídos. Evite bebidas muito doces e refrigerantes (o açúcar atrai mais água para o intestino, o que pode agravar a diarreia). As frutas mais recomendadas são maçã, banana-maçã, goiaba, maracujá e limão (pode ser em forma de suco).

Uma alimentação leve, à base de carboidratos, é mais indicada. Mas, não se preocupe se seu filho se recusar a comer durante uma crise de diarreia. O mais importante é que ele tome bastante líquido para evitar a desidratação. Dentre os alimentos que auxiliam na melhora do quadro de diarreia, pois prendem o intestino, estão: arroz, mandioca, bolacha água e sal, cará, cenoura cozida, caju, biscoito, pão branco, maçã, banana-prata, banana-maçã, maisena, mandioquinha, limão, goiaba sem casca, batata, inhame, jabuticaba e caqui.

Receitinha de hoje: papinha que prende o intestino!

Papinha de mandioquinha, cenoura e frango

pure blog materno maes amigas

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (chá) de cebola picada

2 colheres (sopa) de peito de frango moído

1 mandioquinha pequena, cortada em cubos pequenos

½ cenoura pequena, cortada em cubos pequenos

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o frango. Acrescente a mandioquinha e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções

 

Placa-colunistas-carol

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1278 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também