O desafio de receber em casa

Ol√°!
 
Muita gente me pergunta como √© fazer festa de crian√ßa em casa, isso porque sabem que eu tenho buffet que se dedica a este tipo de recep√ß√£o e tamb√©m por saber que os anivers√°rios do meu pequeno sempre fiz em casa. Por isso, hoje vou contar da minha √ļltima experi√™ncia.
 
 
A cada ano, uma nova festa, novas expectativas, novas d√ļvidas. O tema dos quatro anos foi o filme Carros, da Disney. A minha principal d√ļvida foi se convidaria ou n√£o a turminha da escola, afinal s√£o 18 crian√ßas e seus acompanhantes. Como j√° tinha contratado os brinquedos e na nossa fam√≠lia e turma n√£o temos muitos pimpolhos, resolvi arriscar. Na verdade, vieram apenas tr√™s meninas e um menino, sendo que este ficou sozinho, sem respons√°vel algum. Trabalho em dobro, j√° que n√£o conseguia descuidar do pequeno. No final deu tudo certo. Mas para esse tipo de convite, tem que ter monitores ou brinquedos para distrair a molecada, caso contr√°rio voc√™ ficar√° maluca e n√£o vai conseguir curtir a festa e dar aten√ß√£o necess√°ria aos convidados.
 
Se você optar em contratar um buffet, terá a comodidade de não se preocupar com comidas, serviço, doces e tudo mais. Agora, se for enfrentar fogão, panelas e resolver tocar a alimentação sozinha, se prepare. Leva tempo, dedicação e muito planejamento para que na hora da festa você não fique na cozinha. Também terá que contratar ajudantes de responsabilidade e prática, garantindo tranquilidade para você na hora do sufoco. Por outro lado, toda a glória é sua! No meu caso, não tive muita escapatória, eu mesma fiz, até porque, como eu digo, santo de casa tem que fazer milagres, sim. E não me arrependo. Ficou tudo delicioso.
 
 
Eu e minha m√£e tamb√©m assinamos a decora√ß√£o e colocamos em pr√°tica tudo o que tivemos de id√©ia. Na entrada fizemos uma ‚Äúrua‚ÄĚ com um pl√°stico preto, cones e placas de tr√Ęnsito. A originalidade contagiou as crian√ßas que brincaram de correr durante muito tempo. No hall de recep√ß√£o, um Macqueen gigante dando as boas vindas aos convidados.¬†
 
 
Na mesa, colocamos um autorama, vazinhos de cactus, plaquinhas de tr√Ęnsito, sem√°foros e pneus de chocolate. Os cachep√īs personalizados com os cactus tamb√©m foram o enfeite de centro de mesa. A ilha de comidas identificamos com placa de ‚Äúrestaurante‚ÄĚ, a √°rea de bebidas com a placa de ‚Äúabastecimento‚ÄĚ, banheiro e lavabo com a placa de ‚Äúservi√ßo sanit√°rio‚ÄĚ, al√©m de outras que divertiam e informavam, como a √°rea externa de piscina identificada com a plaquinha tur√≠stica de ‚Äúpraia‚ÄĚ.¬†
 
Os lanches tamb√©m levavam placas de tr√Ęnsito em miniatura, mantendo o tema da festa tamb√©m nas comidinhas salgadas. Todas foram ideias simples, divertidas e sem gastar muito, mas que agradaram bastante.
 
 
Depois de tudo isso, acredito que esteja curiosa para saber, afinal, o que foi servido. Como marquei na hora do almo√ßo (a partir das 11h30) tive que caprichar nas entradas e optei em servir um almo√ßo relativamente simples, mas tudo muito nutritivo e fugindo de frituras com op√ß√Ķes saud√°veis (preocupa√ß√£o de muitas mam√£es do grupo que buscam fazer uma festa gostosa e leve). Segue o card√°pio que servi:
 
Entradas
РLanchinho de pão de forma com patê de azeitonas pretas;
– Mini p√£o de batata com creminho de frango;
– Mix de amendoins;
– Mini hotdog (p√£o, molho e salsicha. Coloquei a batata palha, o catchup e a mostarda para as pessoas se servirem a vontade);
– Mini pizza de queijo
– Batatinha smile assada
РSalpicão de frango acompanhado de barquetes e torradas (as pessoas também se serviam a vontade)
 
Principal
– Raviolini de mussarela de b√ļfala e manjeric√£o ao sugo
– Penne fesco ao molho de gorgonzola
– Pernil assado
 
Defini esse card√°pio, pensando em agradar as crian√ßas com as entradas, j√° que o almo√ßo sempre demora para sair, assim, elas poderiam ‚Äúbeslicar‚ÄĚ comidinhas que gostam enquanto bricam. Mas mesmo assim, n√£o deixei de colocar um salpic√£o de frango, que se estendeu para o almo√ßo, como op√ß√£o quase que exclusiva para os adultos.
 
De todas as entradas, podemos destacar como sucesso, quatro pratos: o salpicão, os lanchinhos (tanto o de frango quanto o de azeitonas pretas), o mini hotdog e as batatas smile assadas. Essas idéias são legais para você receber as crianças em casa, afinal são fáceis de fazer e a molecada adora.
 
J√° o almo√ßo, n√£o poderia ter acertado mais. Massa sempre agrada, √© f√°cil de montar e pode ser servida √ļnica, sem acompanhamentos, se quiser. Outro detalhe muito importante √© que pode ser montada com anteced√™ncia e o molho sempre d√° um toque especial. Quando voc√™ optar por assim fazer, √© importante preparar massas curtas, ou seja, penne, fusilli, raviole, raviolini, rondeli entre outras que facilitam o ato de comer evitando ter que enrolar e cortar.¬†Temos que lembrar que nossos convidados s√£o bem diferentes entre si e os pratos devem seguir a universalidade, tanto no sabor quanto na praticidade, sem perder o toque de sofistica√ß√£o e originalidade . Para eventos mais formais e requintados, com lugares definidos e outros detalhes que caracterizam almo√ßos ou jantares mais finos, voc√™ pode optar por spaghetti ou conchiglione, por exemplo.
 
Para encerrar, servimos v√°rios tipos de doces. Alguns foram colocados na mesa do bolo e outros montamos uma ilha de doce, que foi devorada antes mesmo do parab√©ns. Essa op√ß√£o faz com que as pessoas n√£o fiquem ‚Äúcutucando‚ÄĚ a mesa do bolo e desmanchando a decora√ß√£o que foi cuidadosamente planejada. Optei em colocar desde os doces tradicionais, como o bolo mousse de chocolate, brigadeiro enrolado, o beijinho (este no copinho de chocolate) e a bala de coco at√© outras op√ß√Ķes, como a palha italiana, a pana cotta com calda de frutas vermelhas, o sem√°foro de Bis e M&M e as rodinhas de chocolate (biscoito de coco, recheado com doce de leite e banhado no chocolate ao leite). Quando for optar pela diversidade de doces, cuidado com a quantidade. N√£o precisa ter muito de cada um, pode contar com um ou dois doces de cada tipo por pessoa, no m√°ximo. Isso evita sobras e desperd√≠cio.
 
E para n√£o deixar √°gua na boca, segue a receita do creme de frango, que pode ser servido com p√£es (de batata, de queijo, bisnaguinha, franc√™s, de forma), carolinas, torradas ou barquetes. √Č super simples e muito vers√°til. D√° at√© para rechear tortas.
 
Creme de frango
 
 
Passo 01 
Cozinhe na pressão dois peitos de frango (pode ser com ou sem osso), com uma colher de sal e um pouco de vinagre. Quando a panela começar a chiar, deixe por 30 minutos, aproximadamente. Depois de frio, desfie o frango e reserve. 
 
Passo 02
Em uma panela, frite em duas colheres de sopa de azeite uma cebola média picada e dois dentes de alho amassados. Em seguida acrescente o frango e deixe fritar até começar a grudar na panela. Coloque caldo de frango (se optar pelo industrializado, podem ser colocados dois tabletes e se optar pelo caseiro, coloque uma xícara de chá). Neste momento, pode ser colocada uma latinha de extrato de tomate, vai dar cor e sabor especiais. Se necessário, ponha um pouco de água quente para que o grudadinho da panela se desprenda e se incorpore ao frango. Corrija o sal e deixe a água secar. Se gostar, pode colocar cenoura raladinha, azeitonas verdes picadas, cheiro verde, orégano a até parmesão ralado. 
 
Passo 03
Para finalizar, ponha um pote de requeijão cremoso. Misture bem e sirva a seu gosto. Por não colocar creme de leite e nem amido de milho para engrossar, esse patê pode ser congelado, sem problemas. Vai permanecer delicioso depois de descongelado.
 
Espero que tenha gostado das dicas e da receita. Não deixe de fazer e lembre-se que estou sempre a disposição.
 
Beijos e at√© a pr√≥xima semana.ÔŅĹ
 
 
Curta a nossa p√°gina do Facebook
tais-picchi
@ M√£es Amigas

Escrito por: @ M√£es Amigas

Confira os 1560 posts publicados pela @ M√£es Amigas

Veja Também