? Mães Amigas - No Dia das Mães, papai na cozinha e mamãe na sala!

No Dia das Mães, papai na cozinha e mamãe na sala!

08.05.2013

 

O que você deseja nesse Dia das Mães? Tenho certeza que essa resposta vai muito além de presentes, bens materiais. Tenho certeza que, a maioria das mães, ao ler este texto, independente da idade dos filhos, quer neste dia especial saúde, paz, sucesso, felicidade e tudo o que há de melhor nesse mundo para as suas crias. Mas, não seria nada mal um diazinho de folga, sem aquelas tarefas domésticas que tanto atormentam o cotidiano. Nada mal acordar com um café na cama preparado pelo maridão e pelos filhotes, depois sentar no sofá da sala, ligar a TV, tomar uma cervejinha enquanto a turma está aprontando o almoço. Mais gostoso ainda, a tarde, assistir um filme comendo pipoca e na companhia da família.

Então, para comemorarmos esse dia especial vou apresentar aqui um cardápio especial, delicioso e bem fácil de ser feito.

“Mostre a coluna para o papai de plantão para que ele se prontifique e te dê um dia de princesa, sem ir para a cozinha.”

Mas, se não resistir, juntes os filhotes e corra preparar esses deliciosos pratos ao lado de quem você mais ama!

Entrada

Essa entrada as crianças a partir de três aninhos já conseguem ajudar. É super simples de fazer e com os complementos ideais fica ainda mais deliciosa.

DSC09815

Espetinho Caprese

Em um palito de dente você vai espetar um tomatinho cereja, uma folhinha de agrião ou rúcula e uma bolinha de mussarela de búfala (se você só encontrar as grandes, pode ser metade ou até um quarto do queijo). Faça quantos palitinhos forem necessários. É fácil encontrar no mercado molho pesto pronto.

Para finalizar, em uma travessa, forre o fundo com o molho e coloque os palitinhos lado a lado. Se preferir, faça uma misturinha de azeite, vinagre balsâmico e sal para substituir o pesto.

Espetinho Picanha

Da mesma maneira, espete em palitos de dente um pedaço de parmesão (cortado em quadradinho) e um rolinho de picanha defumada. Para acompanhar, você pode fazer um molho usando mostarda, mel e vinagre.

DICA: você pode abusar da criatividade e fazer outras combinações, usando frios, frutas, queijos e verduras. Abuse também dos molhos que dão um charme todo especial às entradas. Uma boa opção é usar o iogurte natural como base, podendo ser misturado a ele ervas como hortelã e manjericão ou queijo gorgonzola.

 

Prato principal

IMG_4938

Picanha na mostarda e ervas

Essa carne é bem tranquila de ser feita e fica deliciosa. Eu gosto bastante de fazer com a picanha, mas se preferir, a maminha é uma ótima substituta.

Pegue a peça inteira, retire os excessos de gordura e sebo. Em seguida, espalhe por todos os lados o sal fino, lambuze a carne todinha com mostarda. Ela deve ficar bem envolta pelo molho, então use em abundância. Em seguida, passe ervas finas secas, espalhando pela carne.

Em uma assadeira (de preferência forrada com papel alumínio, para dar menos trabalho na hora de lavar), coloque a carne com a gordura virada para cima. Cubra a assadeira com papel alumínio, evitando que ele encoste na carne. Leve ao forno já aquecido e em temperatura média-alta por, aproximadamente, 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais uns 20 minutos.

Se gostar da carne bem passada, a dica é espetá-la antes de tirar do forno. Se estiver soltando água do furo é porque ainda está mal passada. Volte ao forno até que fique no ponto desejado.

Como acompanhamento, arroz branco, legumes na manteiga e salada de folhas.

 

Sobremesa

Capriche no doce. Essa receita pode ser feita com morangos, kiwi, pêssego em calda. A que eu explico aqui é com uva, mas faça a substituição a seu gosto.

maes amigas_sobremesa

Bombom gelado de frutas

Ingredientes

– Para o creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos

– Recheio
Uvas Thompson a gosto

– Cobertura de ganache de chocolate
340 g de chocolate ao leite
½ caixinha de creme de leite

 

Acessórios

Pirex ou taças

 

Modo de preparo

Prepare o creme: leve ao fogo todos os ingredientes do creme. Em fogo baixo, mexa sempre até engrossar. Reserve.

Lave e seque as uvas com papel toalha. Reserve.

Em um recipiente próprio para microondas, coloque o chocolate picado. Deixe por um minuto em potência alta. Retire e mexa. Volte ao microondas por mais um minuto, retire e mexa. Repita essa operação até que todo o chocolate esteja derretido. Depois, misture o creme de leite. Se gostar, pode colocar uma ou duas colheres de rum.

 

Montagem

Em um pirex ou em taças individuais, coloque o creme já frio, em seguida as uvas e, por fim o ganache. Leve para gelar no congelador. Assim que o ganache estiver durinho, passe o doce para a geladeira.

Aproveite as dicas e as receitas e tenha um Dia das Mães maravilhoso.

Beijos e até a próxima semana.

 

mamae

Taís e sua querida mamãe Silvia

 

tais-picchi

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1629 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm