Nhoque de espinafre com molho de gorgonzola

01.10.16 – Que nhoque é uma delicia isso todos já sabem, mas você já experimentou nhoque de espinafre com molho de gorgonzola? Hummmmmmm!! Encontramos essa receitinha lá no Cozinhando para 2 ou 1 e vamos compartilhar com vocês!!

Nhoque de Espinafre com molho de Gorgonzola

Para quem não sabe o espinafre é rico em nutrientes,  sais minerais, Vitamina A e Vitaminas do Complexo B. Ele previne o câncer, reduz pressão arterial, ajudam na proteção dos olhos, aumentam a imunidade é conhecido por deixar a pele saudável. Ufa! Acho que não tem desculpas para não introduzi-lo em nossa alimentação. E que tal começar com uma receita deliciosa de Nhoque de espinafre com molho de gorgonzola?

Ainda da pra dizer para os filhos que é nhoque do Hulk, do Ben 10, da Sininho, pronto, todos felizes e saudáveis! (No caso dos mais velhos é nhoque do Popeye hahaha)

Vamos a receita??

Ingredientes

Para a massa:

3 a 4 batatas médias
1 xícara de folhas de espinafre fresco
1 colher de sopa de manteiga
+/- 1/2 de xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a vontade

Molho:

1 caixinha de creme de leite
100g. de queijo gorgonzola

Para decorar:

1 punhado de queijo parmesão ralado
1 punhadinho de ervas frescas picadinhas

Modo de preparo:

Lave as batatas com a casca, enxugue e, com um garfo, fure as batatas uma vez de cada lado. Embrulhe elas em papel alumínio, coloque-as sobre uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até que as batatas estejam macias .

Enquanto isso, branqueie as folhas de espinafre (como fazer o branqueamento de vegetais). Escorra bem o espinafre e deixe-o sobre duas folhas de papel toalha para que o excesso de água seja absorvido.

Coloque uma panela com bastante água (pelo menos uns 2 litros) para esquentar. Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do forno e deixe esfriarem um pouco depois, amasse-as com o espremedor até formar um purê.
Pique as folhas de espinafre, bem pequenas,  e misture-as à manteiga.

Coloque o purê em uma panela, junte a manteiga com espinafre, tempere com sal e pimenta do reino e vá mexendo até Nhoque de Espinafre ficar homogêneo.Quando o purê estiver verde por igual, coloque-o em uma bancada limpa e comece a amassar juntando 1/4 de xícara de farinha até conseguir o ponto de fazer rolinhos para cortar os nhoques (pode não ser necessário usar tudo ou, dependendo da umidade do purê, usar um pouquinho mais).

Envolva os pedacinhos de massa em um pouco mais de farinha para que não grudem.
Aos poucos, vá colocando os nhoques na água, que já deve estar fervente, até que subam à superfície.

Enquanto isso faça o molho. Para preparar é só colocar o creme de leite em uma tigela que possa ir ao micro-ondas, jogar por cima o queijo gorgonzola em pedaços não muito grandes e derreter no micro-ondas durante 1 minuto. Depois disso mexa bem.

Quando o nhoque estive cozido retire-os com uma escumadeira, escorrendo-os bem. Coloque em uma travessa, adicione o molhe de gorgonzola e enfeite com o queijo gorgonzola ralado e ervas frescas.

Uma delicia esse nhoque de espinafre não é?? Deixe nos comentários sua opinião

Nhoque de Espinafre com molho de Gorgonzola
Retirado de Cozinhando para 2 ou 1

 

Confira também: 

 

Bolinho Assado de Mandioquinha com Espinafre

Bolinho de Arroz de Forno

Receita de espinafre para bebês

 

 

 

 

 

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1388 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também