Mães Amigas - Mostra Museu da Língua Portuguesa em Cps

Mostra Museu da Língua Portuguesa em Cps

05.12.2013 – Um ótimo programa para este início de férias escolares é visitar a mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa, que está em Campinas desde o dia 19/11 e ficará aberta para visitação do publico até a primeira quinzena de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).

“Desde a inauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, em 2006, tínhamos o desejo de realizar uma exposição itinerante, que pudesse se aproximar do público paulista. Fizemos um recorte das áreas expositivas do museu, assim, trazemos a Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo. O ponto alto da Estação da Língua é o espaço inédito Mapa dos Falares Paulistas, que mostra os diferentes sotaques e expressões de diversas regiões do Estado”, conta Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

O percurso da exposição começa com uma grande escultura de caixas onde se apresenta o Museu da Língua Portuguesa e segue para o ‘desembarque’, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação que apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Esta seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva reproduz parte de outra ala consagrada no Museu da Língua Portuguesa: a Linha do Tempo, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas touch-screen que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim num painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar e mesmo sugerir um diálogo entre cinco cidades paulistas, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região.

A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças – que fazem parte da estrutura da Grande Galeria do Museu, na Estação da Luz.

Confira a programação e não perca essa ótima oportunidade de conhecer o Museu da Língua Portuguesa e fazer uma viagem num novo conceito de “museu vivo”.

Informações

Quando: Até 15/12, de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados das 9h às 16h e domingos e feriados, das 9h às 13h

Onde: MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”

Endereço: Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas/SP

Telefone: (19) 2116-0346 / 3236-4716

Valor: Entrada franca

Classificação indicativa: Livre

museu da língua portuguesa blog materno maes amigas

 

Você pode gostar de ler:

Papai Noel nos shoppings de Campinas

Dinossauros no Parque Rocha Moutonnée

Livros para conhecer o folclore brasileiro

Dia Internacional da alfabetização

paula-rayah

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1616 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também

No Banner to display