? M√£es Amigas - Montessori – metodologia de ensino

Montessori – metodologia de ensino

Montessori - metodologia de ensino

Selo Profissional-4

 

Karina Fusco √© jornalista colaboradora do Grupo M√£es Amigas, onde escreve principalmente sobre comportamento, sa√ļde e educa√ß√£o. √Č tamb√©m editora do blog Lugarzinhos Especiais, que traz dicas de passeios, estadia e gastronomia que podem ser feitos, inclusive, com crian√ßas.

 

 

Montessori – metodologia de ensino

O que √©? √Č um m√©todo que procura dar sentido pr√°tico √† aprendizagem para possibilitar melhor integra√ß√£o do aluno/indiv√≠duo √† sociedade visando desenvolver a intelig√™ncia atrav√©s de processos operativos e autoconstrutivos. O seu material did√°tico especifico √© utilizado para propiciar √† crian√ßa a liberdade de experi√™ncia, afim de que possa ser observada, compreendida e ajudada em suas descobertas.

O conhecido “Material Dourado” √© um dos materiais criados por Montessori. Ele baseia-se nas regras do sistema de numera√ß√£o, sendo confeccionado em madeira e √© composto por cubos, placas, barras e cubinhos, todos com base 10.

Em rela√ß√£o √† leitura e √† escrita, as crian√ßas conhecem as letras e s√£o introduzidas na an√°lise das palavras e letras, estando a m√£o treinada e, reconhecendo as letras, a crian√ßa pode escrever palavras e ora√ß√Ķes inteiras.

Esta metodologia est√° amparada em seis pilares:

Pilares

1- Autoeducação

2- Educação como ciência

3- Educação Cósmica

4- Ambiente Preparado

5- Adulto Preparado

6- Criança Equilibrada

Valores trabalhados: As atividades did√°ticas s√£o realizadas mantendo a caracter√≠stica de lazer. O foco na educa√ß√£o √© pelos sentidos e pelo movimento afim de estimular as percep√ß√Ķes e a concentra√ß√£o do aluno. Ela parte do concreto para o abstrato e √© focada na individualidade e na liberdade do aluno.

Quem criou? Foi a médica italiana Maria Montessori (1870/1952), que acreditava que o potencial de aprendizagem está em cada ser humano. Quando atuava na área de psiquiatria, percebeu que crianças com problemas mentais aprendiam diante de estímulos para exercitar suas habilidades motoras e experimentar a autonomia. Ela também fez faculdades de Pedagogia, Psicologia e Antropologia.

Montessori - metodologia de ensinoSobre sua cria√ß√£o: Ela aconteceu no in√≠cio do s√©culo XX. Ap√≥s seus estudos focados na Educa√ß√£o, Maria Montessori criou, em 1907, a primeira ‚ÄúCasa dei Bambini‚ÄĚ para crian√ßas normais, inovando em todos os aspectos pedag√≥gicos. Em 1922 tornou-se inspetora-geral das escolas da It√°lia e depois foi para a Espanha, onde espalhou seu m√©todo.

Como identifica-la?
Os professores n√£o ficam na frente da classe, mas sim misturados aos alunos, geralmente em formato circular, fazendo observa√ß√Ķes e auxiliando nas pesquisas que visam a aprendizagem. Ap√≥s as pesquisas, os alunos fazem apresenta√ß√Ķes a outros grupos e colegas de classe.

A utilização de materiais concretos para representar conceitos abstratos é constante. Também é comum a junção de alunos de 2 a 3 faixas etárias diversas.

Indicada para quais faixas et√°rias?
Principalmente na Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental. No Ensino Médio é aplicada com menor frequência.

 

Fontes: Ester Cecilia Fernandes Baptistella, coordenadora da USF e Doutora em Educação pela FE da UNICAMP e site da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.

 

Montessori – metodologia de ensino

@ M√£es Amigas

Escrito por: @ M√£es Amigas

Confira os 1635 posts publicados pela @ M√£es Amigas

Veja Tambťm
ÔĽŅ