10 mitos e verdades sobre a gripe e resfriado

25.08.2016 – Quando criança costumamos ouvir uma série de conselhos das nossas mães: “não anda descalço no chão gelado, vai ficar doente”, “coloca uma blusa para sair no sereno”, “não tome sorvete no frio, vai dar dor de garganta”, rs! Depois, quando nos tornamos mães, repassamos todas elas para os nossos filhos, não é mesmo? Mas a dúvida é: Será que andar descalço, tomar sorvete no frio e sair no sereno, causam gripe?! Decidimos desvendar os mitos e verdades sobre a gripe e o resfriado.

10 mitos e verdades sobre a gripe e resfriado

Na matéria de hoje, o nosso colunista Dr. Alfonso Alvarez, Pneumologista Pediátrico, nos ajudar a responder as questões abaixo.

verdades e mitos sobre a gripe

 

Mitos e verdades sobre a gripe e resfriado

1. Andar descalço em piso frio pode desencadear uma gripe, nariz escorrendo e/ou dor de garganta?

“Não. O fato de andar descalço num piso frio não pode causar um resfriado e nem uma infecção de garganta. Estas são doenças infecciosas, causada por vírus, ou no caso de infecção de garganta, por vírus ou bactérias. Se a criança andar no piso frio não apresentará maior chance de ter essas infecções. Se a criança não está doente, o fato de andar descalço não será suficiente para diminuir as defesas e causar uma gripe. Caso ela já esteja apresentando sintomas de resfriado deve-se evitar andar descalço.”

2. Sorvete faz a gripe ou resfriado piorarem?

“O sorvete em si não causará gripe. Porém, o frio pode diminuir as defesas das vias aéreas, então se a criança já está gripada o sorvete pode retardar a melhora. Desta forma, para deixar claro, o sorvete não causa gripe, mas, se a criança já está gripada deveria evitar tomar sorvete, isso também vale para qualquer bebida gelada.

3. Beber bastante água ajuda a melhorar os sintomas da gripe?

“Sim. Quando a criança está gripada ocorre uma desidratação, pela produção de secreção nas vias aéreas e pela febre. Desta forma é muito importante a criança tomar muita água e ficar bem hidratada, pois isso deixará a secreção mais fluida e fácil de ser eliminada, melhorando os sintomas.”

4. É comprovado que cortar uma cebola e deixa-la ao lado do berço/cama, melhora a tosse?

“Não. Isso não tem nenhum respaldo científico.”

5. E o alho? Ajuda a combater a gripe ou resfriado, como escutamos por aí?

“Não. Isso não tem nenhum respaldo científico.”

6. Sereno e vento causam ou pioram os sintomas da gripe?

“Como comentado acima, o frio em si não causa gripe. Porém, como o frio diminui as defesas das vias aéreas, caso a criança já esteja gripada ela deve evitar de se expor ao frio.”

7. Mudança de temperatura frio/calor e calor/frio causam sintomas de gripe/doença alérgica?

“As mudanças de temperatura não causarão gripe, mas podem desencadear sintomas nas crianças alérgicas. Se a criança possui asma ou rinite alérgica ela poderá ter uma crise, desencadeada por mudanças bruscas de temperatura.”

8. O uso de vitamina C ajuda no sistema imunológico do organismo, evitando uma futura gripe ou resfriado?

“A vitamina C é importante para ajudar o sistema imunológico a combater infecções. Porém, ela só deve ser ingerida na forma de medicamento, caso a criança tenha um déficit de vitamina C. Se a criança ingere uma quantidade adequada, o que corresponde a um copo de suco de laranja por dia, a vitamina C que tomar a mais será eliminada na urina. Ela em excesso pode ser prejudicial, causando, inclusive, cálculos renais. A vitamina C é encontrada principalmente nas frutas, em especial as cítricas, boas fontes de vitamina C além da laranja são goiaba, kiwi, morango, goji berry, cranberry e caju. Uma fruta por dia é o suficiente. Além disso há também vitamina C no pimentão, brócolis e couve-de-bruxelas.

9. É importante tomar a vacina contra gripe?

“Sim. A vacina contra a gripe é extremamente importante, e um forte aliado na prevenção dessa doença, que em muitos casos pode evoluir de forma muito desfavorável. A vacina está indicada para todas as crianças acima de 6 meses, adolescentes e adultos, e deve ser tomada anualmente, no início do outono.” Clique aqui para saber mais

10. Mito ou verdade sobre tomar a vacina e ficar efetivamente gripado! Porque as pessoas dizem isso?

“Isso é um mito. A vacina contra a gripe não pode de maneira alguma causar gripe, pois é feita com vírus inativado. O que ocorre é que como a vacina é aplicada no outono, muitas vezes, a pessoa que a recebeu já estava com o vírus incubando, e nesse caso, a vacina não combaterá esse vírus (que já estava sendo incubado).”

mitos e verdades sobre a gripe, mitos e verdades sobre a gripe 10 Mitos e verdades sobre a gripe e resfriado

Confira também:

Vacina contra gripe para crianças

Bronquiolite e chiado no peito O que fazer para acalmar a tosse?

Coqueluche é grave, causa tosse seca e pode ser confundida com gripe

 

 

Alfonso Eduardo Alvarez

Escrito por: Alfonso Eduardo Alvarez

Confira os 6 posts publicados pela Alfonso Eduardo Alvarez

Veja Também