Mitos e verdades da gestação: tintura, salto alto, sushi…

14.04.2014 – Vamos dar uma palavrinha aqui sobre o montão de dúvidas que escuto no pré-natal das minhas queridas mãezinhas barrigudinhas de neném! Afinal, quais são os mitos e verdades da gestação?

Fico imaginando onde surgiu tanta criatividade que circula nas rodas de conversas de cabeleireiros, vizinhas e comadres. O repertório desses estatutos direcionados à gestante, à mãe que amamenta e sua “dieta” tem mais força do que informações baseadas em evidências científicas.

Mas, afinal, quais são as informações verdadeiramente baseadas em evidências científicas?

Ah!!! Bom assunto para se começar! Pesquisa é pesquisa mas, como tudo, também tem limites. Pesquisas sérias devem sempre ter seu protocolo inicial avaliado, julgado e aprovado em comissões de ética. Imaginem um protocolo assim: Vamos  pintar o cabelo de 500 gestantes com tinta “chupcollor-maxiplus-loirainteligente” comparar com outras 500 que vão ficar sem tintura e vamos ver o que acontece com seus bebês!!! Sem condições! Totalmente anti-ético. Portanto, já de começo entende-se a dificuldade de se ter informações consistentes no que se refere à efeitos colaterais de drogas ou outros produtos durante a gravidez. A maioria do conhecimento adquirido vem de pesquisas feitas com mulheres que inadvertidamente se expuseram a esses efeitos!

Portanto, vamos rapidamente digeri-las aqui e desmistificar um tanto de mal-entendidos insensatos.

Mitos e verdades da gestação

Tinturas – Aquelas mais antigas continham chumbo em suas fórmulas, totalmente tóxicas. As mais modernas são sem chumbo, mas contém outras substâncias as quais não conhecemos os efeitos, portanto, melhor não usá-las.

Escovas progressivas idem! Parece haver algum consenso que shampoos colorantes não trazem riscos. Informação pouco precisa!

Mitos e verdades da gestação - saltoPintar as unhas é seguro!

Salto alto não faz mal a nenhuma mulher, nem gestante. Quem gosta pode continuar usando. Só tomar o cuidado pra não cair lá de cima e bater com a barriga!!

Para aquelas gestantes que não tem imunidade contra a toxoplasmose, comer carne mal cozida pode ser arriscado, assim como ter contato com gatos (exceto o marido rsrs) ou praticar jardinagem com as mãos desprotegidas. Mas comer um peixe cru num temaki de procedência garantida não vai causar nenhum dano ao teu bebê!

Chás e cafés são liberados com exceção do chá de guaco e canela.

Exercícios físicos extenuantes estão proibidos, não à musculação ou qualquer atividade de impactos como saltos, pulos, jumps, corridas, equitação, brinquedos insanos de parques de diversão, andar de motocicleta. Pode fazer caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta, yoga, shiatsu e pilates com baixa carga.

Medicação, só com prescrição médica!

Sexo é à vontade desde que a gravidez esteja sem intercorrências.

Pode dormir de barriga pra cima sim, até quando a gestante conseguir. Essa posição só não é recomendada na hora do trabalho de parto!

Uso do álcool. Claro que faz mal, se consumido em excesso. Mas não há mal nenhum tomar um cálice de vinho em um jantar esporadicamente.

Drenagem linfática deve ser evitada! O edema (inchaço) da gestante é um mecanismo compensatório do organismo feminino à sobrecarga cardiovascular e hídrica da gestação. Recolocar o liquido deste edema de volta na circulação pode ocasionar problemas cardiopulmonares em algumas mulheres.

Mitos e verdades da gestação

Já durante a amamentação…

Não pode lavar o cabelo durante a dieta! Pelo amor! Mito forte esse!! Sem fundamento!

E bebê não pode arrotar no peito! Coitado do infante!! Desde cedo já vira culpado!! Sem problemas, gente!

 

Então é isso aí. Quem tiver mais uma pode colocar nos comentários abaixo!!

Vamos curtir esse momento sem estresse com informações baseadas em evidências!

Bons partos!!!!

 

Você pode gostar de ler:

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

Escolha do nome do bebê

Parto normal após cesárea: verdade ou mito?

Ayrton Daniel Filho

Escrito por: Ayrton Daniel Filho

Confira os 6 posts publicados pela Ayrton Daniel Filho

Veja Também