Meu filho gosta de brincar de cozinha

selo materia mae amiga

 

Flávia Cristina dos Santos
Mãe do Ian
“As crianças gostam de brincar e para elas não existe brinquedos de meninos ou de meninas. Existem brinquedos!”

 

Meu filho gosta de brincar de cozinha

Sou mãe do Ian, um tico de gente com um ano e meio de idade. Ele está naquela fase de descobrir o mundo através da exploração. Mexe em tudo e tudo vira brinquedo. Inclusive meus utensílios de cozinha. Se você tem um filho nessa faixa etária, sabe bem o que estou falando.

Não existe gaveta ou armário que não seja revirado! Haja colher de pau, espátulas, pegadores e conchas de feijão espalhados pela casa. Certo dia, o peguei colocando blocos de montar em um baldinho de areia e mexendo com a colher,  dizendo: “papá”! Foi nesse momento que pensei em comprar algumas panelinhas pra ele brincar.

Dias  depois, fomos à casa de uma amiga e lá havia uma cozinha de brinquedo e o menino simplesmente pirou! Pronto, tive a certeza de que ele já sabia brincar de comidinhas. Semana passada, entrei numa loja de brinquedos e lá tinha uma cestinha recheada de panelinhas e demais acessórios. Bingo….era o que eu procurava e o que cabia no meu bolso naquele momento. Tinha também um kit de frutinhas para cortar com faca (parecidas com o que ele vê no YouTube) e pronto, compra feita.

Em casa, o menino adorou os presentes! Faz papá, corta as frutas, toma suco… Claro, não esquece de jogar bola comigo umas setenta e cinco vezes por dia também! O que quero dizer com esse relato todo: as crianças gostam de brincar e para elas não existe brinquedos de meninos ou de meninas. Existem brinquedos! Da mesma forma que não sabem diferenciar pessoas brancas, negras, deficientes… eles veem pessoas! Somos nós quem “ensinamos” as diferenças, as crianças não nascem sabendo isso.
Algumas mães comentaram que seus filhos também brincavam com panelinhas e bonecas e outras disseram não se importar também, porém só encontravam kit de cozinha na cor rosa. Opa, para tudo…. como assim não se importam com o brinquedo, mas sim com a cor?

Mães, vamos combinar que cor é só uma cor! A criança é um ser em formação e cabe a nós direcioná-las no certo e errado, impor limites e dar espaço para que possam criar e exercitar sua imaginação. É tudo muito simples. Vamos abrir nossa mente e sermos receptivas ao novo e a tudo que possa agregar positivamente aos nossos filhos.

Meu filho gosta de brincar de cozinha

Confira Também:

Todo brinquedo é unissex?

Faça você mesmo: Brinquedos criativos para o dia das crianças

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também