Meu bebê de intestino preso! e agora?

07.06.2013 – O intestino do bebê é mais frágil e requer muito mais atenção do que o de um adulto, por estar em um período de transformação e adaptação. Intestino preso, fezes ressecadas e gases são muito frequentes. O bebê chora e a mamãe chora junto! Cuidar da alimentação é uma ótima forma de evitar e amenizar o problema.

A maior parte dos casos de intestino preso inicia de verdade com a introdução de fórmulas infantis e o uso de papinhas. Quanto às fórmulas infantis, é importante a mamãe observar a diluição. Às vezes, a mamãe coloca mais leite em pó do que é recomendado na fórmula, assim, há pouca quantidade de água, que pode resultar em prisão de ventre. Outra grande causa da prisão de ventre é a pouca oferta de água. Sem água, as fezes se ressecam, o que dificulta a evacuação.

Dicas

Alguns alimentos ricos em fibras, melhoram a prisão de ventre. Frutas laxativas como mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica, banana nanica, abacate, vegetais de folha cozidos, quiabo, vagens, aveia, farinha de linhaça e farelo de trigo são alguns exemplos de alimentos que ajudam a soltar o intestino preso. As leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico são excelentes fontes de fibra, mas é preciso deixá-las de molho por pelo menos 6 horas antes do preparo para diminuir a fermentação e o risco de gases. Se o bebê estiver com gases, retire totalmente o açúcar da dieta, pois também causa fermentação e distende o abdômen.

Ferver água filtrada com 3 ameixas, coar e usar para o preparo de sucos ou do leite do bebê, se utilizar fórmula infantil, é uma ótima forma de melhorar o funcionamento intestinal. Faça um suco laxativo batendo no liquidificador laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça e ofereça ao bebê. É tiro e queda! E nunca esqueçam: água!!! Sempre água para evitar e tratar a prisão de ventre!

 

Placa-colunistas-carol

Leia também “Introdução de sucos e frutas à dieta do bebê”

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1449 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também