Menu para uma noite de amor

10.06.2013

 

Oi queridas Mães Amigas! Hoje temos um cardápio muito gostoso para esquentar uma noite de comemorações. Dia dos Namorados está aí e quem quiser encarar a cozinha para preparar um prato bem especial, anote estas dicas e surpreenda o gatão que está aí do seu lado.

Não é só a comida que encanta, lembre-se da decoração da casa, da música, da bebida e, claro, da decoração dos pratos. Uma sugestão é preparar um convite com dizeres sensuais, perfumado e indicar o menu da noite. Assim, já começa a soltar a imaginação e preparar o clima gostoso que está por vir. Também serve para clicar o botão do “on” no maridão e para os mais desatentos lembrarem da data que, para a mulherada, deve ser sempre comemorada e, se for em alto estilo, melhor ainda. Não fique parada e dê o pontapé inicial para esse momento romântico a dois.

Anote o cardápio de hoje:

Entrada
– Caldo de moranga, gengibre e laranja

Principal
– Risoto Vinho Tinto
– Medalhão ao Toque de Alecrim
– Salada Quente de Batatas, Aspargos e Bacon

Sobremesa
– Creme de Chocolate com Raspas de Tangerina

Vamos lá, mãos à obra!!!

Caldo de Moranga, Gengibre e Laranja

sopa creme de abobora

Pegue 500 g de moranga descascada (pode ser a japonesa) e ferva em 500 ml de caldo de frango (pode ser feito com dois tabletes do industrial). Depois de amolecida, bata a moranga com o caldo no liquidificador. Em uma panela, frite um dente de alho em azeite extra virgem com um gengibre ralado (de 3 a 5 cm). Volte o caldo para a panela e deixe apurar. Coloque sal e finalize com o suco de uma laranja. Sirva bem quentinho com parmesão ralado.

Se quiser deixar mais bonito ainda, você pode servir em pães italianos ou nas mini-morangas (basta ferventá-las até amolecerem. Retire o cabinho e as sementes sem que furem a casa). Se gostar, pode besuntar o interior da moranga ou do pão italiano com requeijão.

Risoto Vinho Tinto

risoto vinho tinto blog maternoEm uma panela, refogue meia cebola ralada e 1 dente de alho espremido. Em seguida, acrescente 1 xícara de arroz para risoto (pode ser arbóreo, carnarolli) e mexa. Coloque um copo (requeijão) de vinho tinto seco. Deixe secar, mexendo com frequência. Vá adicionando caldo de frango (já quente) até cobrir todo o arroz. Mexa às vezes. Repita esse procedimento até os grãos ficarem “al dente”. Finalize com uma colher de manteiga e parmesão ralado grosso. Pode ser colocada salsinha picadinha a gosto.

Medalhão ao Toque de Alecrim

medalhao

Você vai precisar de medalhões de filé mignon cortados com altura de 2 dedos, aproximadamente. Faça a quantidade de acordo com o que vocês comem. Aqueça bem uma frigideira (de preferência com fundo grosso). Coloque um fio de óleo, não precisa ser em grande quantidade. Disponha a carne na panela (máximo duas unidades por vez) e acompanhe em sua lateral o ponto da fritura. Quando alcançar o meio, salpique sal sobre o medalhão e vire. Salpique sal do outro lado também e deixe a fritura se igualar na lateral. Retire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira “suja”, derreta uma colher de margarina com um fio de azeite e frite um dente de alho. Em seguida, despeje um “meio ácido”, podendo ser um vinho seco, ou vinagre, ou shoyo, como preferir. A quantidade deve cobrir o fundo da frigideira. Complete com água até que alcance a altura aproximada de um dedo. Deixe ferver e, em seguida, coloque um ramo de alecrim fresco. Volte os medalhões para a frigideira. É nesta hora em que você acerta o ponto da carne. Quanto mais tempo deixar, mais “passada” fica a carne.

Salada Quente de Batatas, Aspargos e Bacon

Descasque quatro batatas e corte em pedaços médios. Leve para cozinhar em água fervente com um pouco de sal. Elas estarão prontas quando ficarem macias, porém firmes. Enquanto isso, proceda da mesma forma com os aspargos frescos verdes. Quando estiverem prontos, escorra a água e ainda quente, tempere.

Para o tempero, coloque 5 colheres de azeite extravirgem em uma frigideira e deixe esquentar. Frite um dente de alho e, ainda quente, regue os legumes. Também frite bacon em pedacinhos em sua própria gordura e coloque na salada. Acerte o sal, coloque um pouco de vinagre, orégano e salsinha picada. Se gostar, pode colocar um pouco de mostarda. Essa salada pode ser servida quente ou fria.

Creme de Chocolate com Raspas de Tangerina

ganache com laranja 1

Para esta receita, você vai precisar derreter um chocolate ao leite ou meio amargo com uma pitada de sal para acentuar o sabor do chocolate. Isso pode ser feito em banho-maria ou no microondas. Para a segunda opção, coloque o chocolate em uma travessa própria para o equipamento e, de 30 em 30 segundos, vá derretendo e misturando. Enquanto o chocolate derrete, coloque um pouco de manteiga sem sal e creme de leite fresco até formar um creme homogêneo. Acrescente raspas de tangerina ou laranja. Divida o doces em taças. Se quiser mais consistência, deixe na geladeira durante um tempo. Você pode serví-lo com frutas ou bolachas.

Quem preferir outras sugestões afrodisíacas, clique aqui!

Espero que gostem e que aproveitem as dicas para uma noite mais que romântica. Beijos e até a próxima!

 

tais-picchi

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1279 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também