Máscaras feitas com saco de papel

13.02.2014 – O Carnaval está chegando e é hora de colocar a criatividade em prática. Que tal fazer máscaras de feitas com saco de papel? Mas, antes, gostaria de trazer uma reflexão. Nós já tratamos deste tema aqui na coluna, mas essa semana lembrei desse vídeo postado pela Organização Alana que trata a criatividade na pedagógica infantil.

Os educadores Severino Antônio e Kátia Tavares criticam como o modelo de ensino de hoje, generalizando, está atrofiando a capacidade criativa das crianças.

“Você pede para elas desenharem algo, elas querem uma cópia, elas querem que você dê alguma coisa para elas copiarem em cima, elas não acreditam nelas.” – Severino Antônio

Assim como a habilidade de lógica e as línguas estrangeiras são cobradas no ambiente corporativo, a criatividade também é. Não só por ter novas idéias, por trazer formas diferentes de ver a mesma coisa, mas, principalmente, ser autor de seu ponto de vista e saber expressá-lo. Durante alguns anos de experiência em multinacionais, pude vivenciar que isso sempre foi parte das capacidades que esperavam dos profissionais.

“Estamos ressecando a escola de toda a atividade criativa e depois, na juventude e no início da vida adulta, queremos pessoas criativas, inventivas, capazes de ver com olhos novos, de fazer coisas novas. “ Kátia Tavares

Convido vocês a assistirem esse vídeo, é super curtinho, mas faz a gente pensar. Para quem tiver um tempinho a mais, também podem assistir a palestra.

Bom, nada mais propício para ser criativo, do que o carnaval. Hoje e na próxima edição da coluna, vamos dar dicas para vocês confeccionarem as fantasias das crianças para cair na brincadeira!

Para explorar a criatividade nas fantasias de carnaval, vamos fazer uma atividade bem divertida:

Máscaras de tucano feitas com saco de papel

1. Você vai precisar de um saco de papel pardo (de mais ou menos 30 cm de altura), papéis coloridos, giz de cera (ou qualquer outro substituto), cola, tesoura e lantejoulas.

IMG_1545

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Desenhe um retângulo de mais ou menos 3cm de altura no saco de papel

IMG_1546

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Recorte. Este será o visor da máscara, por onde as crianças irão enxergar.

IMG_1547

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Pense nas características do animal/personagem que vocês querem representar na máscara e desenhe no papel colorido as partes do rosto como olhos, boca etc. Escolhemos fazer um tucano, então começamos desenhando o bico e uma parte dos olhos.

IMG_1548

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Cole as partes desenhadas na máscara, respeitando o visor que vocês recortaram no início.

IMG_1550

 

 

 

 

 

 

 

6. Use lantejoulas para enfeitar a máscara para finalizar. Já estamos prontos para brincar!

IMG_1551

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa diversão e até a próxima!

 

Leia também:

Slowkids – Como fazer um barquinho de rolha

Encoraje o pensamento criativo da criança

Todo brinquedo é unissex?

Mariana Granato Barbosa

Escrito por: Mariana Granato Barbosa

Confira os 16 posts publicados pela Mariana Granato Barbosa

Veja Também