Curiosidades da blogueira Mamãe de Muitos

17.08.2016 – Depois do primeiro filho, quase sempre vem aquela dúvida: tentar ou não o segundinho?

mamae de muitos 4Agora, imagine que você já tenha dois enteados, e engravida: trigêmeos! Decide não parar por ai, e engravida de novo…gêmeos! Calma, a gente te ajuda na conta, são sete!

A matriarca dessa família é a Daniela Finotti, do blog Mamãe de Muitos, e claro, ela tem muitas histórias e curiosidades para contar. Além de cuidar de toda essa trupe, ela ainda reserva um tempo para seu lado mulher, e faz academia, participa de encontros maternos, cuida da estética, e não pára!

Do mais velho para o mais novo são: Tiago, Diogo, Carolina, Isabela, João Pedro, José Luiz e Gabriel.

Dani conta com “o braço direito e esquerdo” de uma pessoal muito querida e especial, a Naná. Ela mora na casa da família há 9 anos, e ajuda com as refeições e administração das crianças.

Dos sete, 4 estudam em escola particular, 2 em escola pública e 1 em faculdade pública.

Apesar de acostumada com a rotina, ela conta que procura anotar tudo no celular, mas mesmo assim esquece de algumas coisas. Já errou dia de festa, já perdeu consulta médica, já levou na escola quando não tinha aula!

Como a Dani recebe, diariamente, muitas dúvidas sobre sua rotina e família, pedimos para as Mães Amigas do grupo fechado enviarem perguntas para ela (e vieram mais de 50, haha). Abaixo está a entrevista.

Conheça a famosa família da Mamãe de Muitos.

Curiosidades sobre a Mamãe de Muitos

A rotina

1) Qual a parte da rotina mais difícil de administrar?

O meu dia é muito corrido, com uma atividade atrás da outra. Já estou bem habituada, porém o que me tira do sério são as brigas indo e voltando da escola.

2) Como fica a parte de lição de escola? Você ajuda todos ou eles fazem sozinhos?

Este é um ponto que estou mudando com os trigêmeos: até no ano passado eu ficava com cada um para ajudar na organização do tempo e para assegurar que cada um tivesse foco. Neste ano, estou procurando dar maior autonomia a cada um, apenas certificando que as tarefas da escola, de casa, da catequese, do violão e do Khan (https://pt.khanacademy.org/ ) sejam cumpridas. Certamente o meu marido participa muito neste ponto, ajudando em muitas matérias. Por falar nisto, foi dele a idéia do Khan – vocês tem que dar uma olhada lá!

3)   Quantas horas antes vocês começam a se arrumar para sair em algum evento? Tem uma ordem por quem começa a tomar banho?

Achei engraçada esta pergunta!!! Sou muito prática e não demoro muito tempo para me arrumar! Por exemplo, acordo as 05:50 todos os dias para sair de casa as 06:50 com todos os seis. No dia a dia, os trigêmeos e o Diogo se cuidam sozinhos, se arrumando sempre em tempo. Já os gêmeos nós os arrumamos rápido, tomando banho conosco. Lembrem-se que temos a Naná que também ajuda!

4) Qual o momento que te deixa mais “doida” com tanta gente dentro de casa?

É quando estou em algum momento sozinha, sem apoio nenhum ou quando eles brigam!

5) Dormem no mesmo quarto? Tomam banho ao mesmo tempo? Jantam ao mesmo tempo?

Sim , as meninas tem um quarto, assim como os gêmeos. O João agora tem um quarto, e o Diogo mora num quarto que era um ateliê. As meninas tomam banho juntas, e normalmente, os gêmeos tomam banho comigo e o marido. Até pouco tempo atrás todos os 5 tomavam banho conosco, mas achamos que já não é apropriado os trigêmeos estarem conosco. Sim, jantamos todos ao mesmo tempo.

6) Já aconteceu de um ter uma doença contagiosa e passar para todos os outros??

Não, nunca tivemos uma doença séria passar de um para o outro. Só febres que os médicos chamam de viroses “que logo passam”! Rs rs rs rs!

mamae de muitos7) Como é no pediatra, marca dias separados ou leva todos juntos e fecha a agenda do médico?

Na época dos trigêmeos, eu “fechava” o consultório! Hoje vai muito da necessidade, mas levo os gêmeos juntos! Mas leiam a história: no ano passado, quando o Tiago ainda estava morando conosco, o meu marido marcou consulta coletiva  oftalmo para todos, mais a Naná. O maluco do médico falou para TODOS entrarem… Bom, pelo olhar dele, na próxima, ele vai chamar um por um!!!

8) E quando todos resolvem falar ao mesmo tempo, você toma uma Neosaldina ou duas? Como faz para não enlouquecer?

Uma já resolve!!!! Confesso que não pode faltar em casa! Na volta da escola todos falam muito, especialmente a Isa e a Carol – já vi o João colocar os ouvidos entre as pernas e pedir: “Mamãe, pede para elas pararem de falar!!!” Kkkkkk. Eu procuro seguir uma rotina, e assim ter um tempo para mim após todos irem dormir. Chega então o momento de relaxar com uma taça de vinho ou um banho, além de ir no Happy Hour das Mães Amigas!!! Falando sério, sem calmantes, apenas meditando enquanto me exercito.

9) Quando eles levam amigos em casa, como funciona? Cada um leva de uma vez ou todos juntos?

Não tem muita regra: já aconteceu de vir amigos de um só como já chamei amigos de todos eles!

10) Você confunde os acontecimentos? Quem teve tal doença, com quantos meses andou, ou como foi o primeiro dia de escola, detalhes que vão se embaralhando… Consegue lembrar bem de cada um ou já virou uma confusão?

Eu tenho boa memória pra todos, mas claro que por vezes já tive alguns esquecimentos. Porém quando os trigêmeos tinham chego da maternidade, eram tantos os procedimentos que após esquecermos de dar remédio para um, nós montamos um quadro de horários para não ter mais problemas! Agora o meu marido confunde o que aconteceu!!!

11) Quantos banheiros tem na sua casa?

São muitos! Sete ao todo. Cinco de suítes incluindo o da Naná, um lavabo e o banheiro da piscina.

12) Como se dividir entre as tarefas e brincadeiras de crianças de diferentes idades?

A nossa casa é um playground! Muitos brinquedos em diferentes locais da nossa casa. Debaixo da escada tem um canto com brinquedos e livros mais da faixa etária do José e do Gabriel – aproveitamos este espaço para ficar com eles. A garagem está cheia de bicicletas, motocas, patinetes, e até uma cama elástica gigante – sim, os carros ficam para fora! – todos brincam e passeiam no condomínio. Na sauna a gente guarda em caixas os brinquedos de areia e de piscina, assim dá para guardar e tirar tudo para brincar quando o clima permite! No quarto de cada um tem os brinquedos e jogos de cada um, das meninas, no Diogo, do João e dos gêmeos. A depender do jogo, todos brincam, como um boliche, ou no Just Dance, a depender brincamos só com os bebes com quebras cabeça, ou jogos de montar, só com os trigêmeos com jogos de cartas ou tabuleiro, como o uno ou o perfil junior. Ainda o que fazemos muito é ver filmes com as crianças de desenhos animados ou de família e com o Diogo de suspense, tramas policiais e documentários.

13) E antes de ter o trio, você se imaginava cuidando de 7?

Não, nunca! Eu me imaginava com dois filhos, no máximo cuidando de 4 filhos. O meu marido sempre desejava ter uma família grande, porém ele também não imaginava sete! Após os trigêmeos num momento, já com cinco, desejamos ter mais um e com o José o Gabriel chegamos nos sete!

mamae de muitos 614) A sua família e a do marido ajudam ou atrapalham?

Ajudam! Eles já nos ajudaram muito, principalmente quando os trigêmeos tinham chego da maternidade. Hoje moramos “sozinhos” em Campinas, com a família do marido em Joinville, SC e a minha no Prata, MG. Mesmo assim, quando precisamos dos meus pais ou da minha sogra, é só pedir!

15) Eles tem listinha de tarefas como arrumar a cama, tirar o lixo? Se sim, eles colaboram?

Sim, eles tem as listinhas de tarefa, cada um com atividades compatíveis com a idade, que pode ser arrumar cama, mesa do café, mesa do almoço de final de semana, mesa do jantar, ajudar com a louça das refeições, tirar o lixo e por ai vai!

16) Como vocês fazem compras? Gastam muito?

Normalmente eu faço as compras. Uma grande por mês, outras menores semanais para frutas, verduras, ovos, lácteos, etc. O detalhe é que carne é muito caro! Quando vamos visitar o meu pai em Prata, MG normalmente matamos um boi e, com a ajuda de um açougueiro conhecido lá, trazemos toda a carne já embalada e  identificada. Aproveitamos e trazemos porco, frango, carneiro, queijo, lenha para pizza, carvão, frutas da estação, afinal lá tudo fica mais barato! Isto ajuda a pagar a viagem com dois carros!!!  Tudo fica congelado e armazenado num freezer vertical e todos estes alimentos orgânicos, de primeira, com sabor mineiro!!!

17) Como faz pra ir em reunião escolares?

Quando eu e marido não podemos ir junto, a gente prioriza. Normalmente deixamos as crias na própria escola e participamos da reunião, que sempre procuramos marcar para o mesmo dia. Detalhe – não fui em uma reunião para poder ir no Happy!!!

A relação com os 7 filhos

18) Como administrar emocionalmente cada filho? Existe ciúme?

Cada um é diferente, tenho que cuidar de cada um de maneira diferente, cada um na sua necessidade!!! Ciúmes? Lógico que existe, mas procuro dar atenção de qualidade em momentos diferentes para cada um! Há dias em que saio só com um filho para poder dar a atenção exclusiva e diferenciada!

19) Você consegue dar atenção a todos de maneira uniforme?

Não, dou para cada um de acordo com a necessidade! Por exemplo: Se um tiver doente, com alguma dificuldade ou simplesmente mais carente, eu vou dar mais atenção naquele momento para aquele filhote.

20) Eles já têm noção que fazem parte de uma família grande? Se sim, como eles se sentem?

Sim, os trigêmeos, Diogo e Tiago sabem disto e tem orgulho de falar para os coleguinhas!

21) Qual sua maior preocupação em relação a eles?

Acredito que as minhas preocupações são as mesmas de todas as mães! Não tenho nenhuma preocupação maior além de cuidar bem deles para serem excelentes pessoas para este mundo!  Outra situação que me deixa estressada é quando algum deles fica doente!

22) Como é o temperamento e o comportamento deles, brigam muito ou são compreensivos e colaborativos uns com os outros?

Nossa, ao mesmo que são super competitivos – brigando para entrar ou sair primeiro do carro – eles são cooperativos, ajudando a se defender de outras crianças, quando um deles sofre algum bullying. Ainda, cada um tem temperamento diferente: O João é super concentrado nas suas atividades, a Carol é amorosa e sensível, já a Isa é destemida e decidida, o José se parece com o João e o Gabriel é amoroso e plugado no 220. Já o Diogo é o curioso e o Tiago é calmo e tranquilo.

mamae de muitos 323)Como é a relação com os enteados? O nível de atenção é igual?

A nossa relação hoje não é igual, pois já são bem crescidos. A atenção e a preocupação para eles também existe, é importante, porém é menor no cuidado do dia a dia e maior na conversa.

24) Às vezes sente que falta tempo para algum deles? Você tem um tempo sozinho com cada um?

Não sinto falta de tempo para nenhum deles! Sim, por vezes eu faço algum programa de “filho único” com todos os seis!

25) Seus filhos acordam durante a noite e vão pra sua cama? Todos eles? Como você faz?

Não, só quando um fica doente!!! Mas desde que eles chegaram da maternidade cada um fica na sua cama! Os trigêmeos acabavam por nos procurar para dormir junto, mas percebemos que para termos um relacionamento melhor no casamento era importante que eles ficassem nos quartos deles. Assim logo realizamos um trabalho e nunca tivemos as crias invadindo o nosso quarto!

Passeios e viagens da grande família

26) Que tipo de lazer vocês costumam ter, e como agradar as idades e os gostos diferentes?

Por conta da diferença de idade é muito comum fazermos programas só para o Diogo, ou para os trigêmeos, ou para o José e Gabriel. Ainda as vezes eu saio para fazer um programa feminino com a Carolina e a Isabela e o Edson sai com o Diogo e o João para um programa de pai e filhos!

mamae de muitos 827) Como é viajar com a turma toda? Qual carro vocês tem?

Isto sempre é uma aventura!!! Em viagens de poucos dias normalmente uma ou duas pessoas vai de ônibus ou de avião! Quando fazemos viagem longas, como de férias, nós vamos em dois carros. Temos um carro normal – da empresa do marido – e um nosso que é 7 lugares. No topo do nosso carro levamos uma daquelas tartarugas onde vão as mochilas – sim, mochilas, pois cada um faz a sua bagagem, além de que mochilas são maleáveis e bem apertadinhas cabem lá na tartaruga. Lógico que também temos histórias: uma vez numa parada eu pensei que a Naná estava com o meu marido e ele pensou que ela estivesse comigo! Sorte que nem saímos do posto, pois a Isabela perguntou: – A Naná não vai?

28) Você e o marido viajam sozinhos?

Para ter uma família numerosa meu marido e eu não temos o tempo que tínhamos antes, nem viajamos e saímos como antes. Porem não deixamos de viajar e passear com a família: Procuramos programas para todos que sejam gratuitos ou bem em conta, como no SESC, na CPFL, cinema na promoção, pedalar em parques, exposições na capital, acampamentos, etc. Ainda assim fazemos viagens com todos e também procuramos meu marido e eu fazer uma viagem por ano só nós dois. Temos que planejar! Nas ultimas férias de julho a gente foi em seis para o Rio – conhecemos tudo lá só na base do ônibus e metro. A nossa ultima lua de mel foi na páscoa do ano passado visitando o parque de Conceição de Ibitipoca –é um paraíso para quem gosta de trecking, cachoeiras e natureza (http://www.ibitipoca.tur.br/parque/ ).

29) Como concilia as diferenças na hora de escolher uma viagem, um passeio?

A decisão dos passeios é minha e do meu marido, mas sempre ouvimos as crianças para, se possível, atendermos os desejos deles.

30) Em viagens tem limite de mala ou quantidade de roupas para cada um?

Se tem! Cada um pode levar uma mochila. Facilita para colocar na tartaruga em cima do carro. Ainda tem o maridão, que é imbatível para fazer tudo caber dentro do carro!

Lado mulher e esposa da Dani

31) Como você administra ser mãe e encontrar um espaço para você para ser mulher, se cuidar, continuar bonitona, conquistar o marido, namorar, cultivar o relacionamento?

Nem eu sei! Eu cuido de mim pela manhã, pois sei que para eu cuidar deles e dele eu preciso estar bem de saúde e de cabeça. O Marido é eu procuramos sair algumas vezes para conversar fora sobre nós, sobre a família, pois é conversando que a a gente resolve tudo! Sim, não tem como namorar em qualquer lugar ou tempo! Só depois de todos irem dormir ou antes deles acordarem – no mais é ter criatividade !!!

32) Pensa em ter mais filhos?

Não, nós estamos profundamente felizes com a família que temos! Claro que adoro o cheirinho e o rostinho de bebes, mas agora não quero mais.

mamae de muitos 533) Você pensa que quem tem um filho só não faz nada o dia todo e reclama de barriga cheia?

Não, eu acredito que não! Não necessariamente dois filhos dão o dobro do trabalho! No mais as pessoas são diferentes. Eu me vejo muito prática em resolver os problemas do dia a dia!

33) Como faz pra manter esse corpão depois de tanta criança?

Não sei, penso que é não ficar parada, cuidar com a alimentação minha e da família e ter amor por mim e por todos que me cercam.

34) Quando os filhos estiverem grandes com suas respectivas famílias como você se imagina no famoso almoço de família??

Todos vindo almoçar a comidinha da vovó num sítio! Na verdade tembem queremos ser velhinhos que viajem muito para conhecer diferentes locais. Também nos imaginamos indo visitar os nossos filhos e as suas famílias nas suas casas!

35) As pessoas assustam muito quando você fala quantos filhos  você tem???

Sim, todos assustam muito! O que as pessoas me falam é que não é muito comum famílias granes hoje em dia! Nós também chamamos muito a atenção quando chegamos pelo numero de pessoas e pelo barulho que fazemos!

 

mamae de muitos

 

 

Facebook

Instagram

Site

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1335 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também