Mães Amigas na TV – “É possível ter um parto normal sob anestesia”

08.09.2014 – Sábado, no Mães Amigas na TV, falamos sobre um assunto um pouco polêmico. Tomar anestesia tira ou não tira a naturalidade do parto? É possível fazer um parto, tomar anestesia e ainda sentir sensibilidade para vivenciar esse momento? Entrevistamos a anestesista, Carla Fernandes que nós explica um pouco mais sobre esse tema.

Mães Amigas na TV

“Hoje, em pleno século XXI, é possível à gestante usufruir da anestesia a seu favor, determinando previamente como deseja que transcorra este momento tão singular do parto.

É possível caminhar, agachar, colocar-se em posição de cócoras e inclusive relaxar em uma banheira com água aquecida durante todo o percurso do parto já sob analgesia. É possível, inclusive, ganhar o bebê na água, no conhecido “parto Leboye”.

A analgesia pode proporcionar o relaxamento perineal, facilitando o andamento do trabalho de parto, sem qualquer interferência na sensibilidade e na atividade motora (domínio do corpo). Também pode aliviar a dor da gestante, em diferentes níveis de analgesia, sem interferir com o caminhar do parto.

Gestantes não devem ser sedadas, pois tais medicamentos atingem o bebê e podem causar amnésia na mãe, que não se lembrará do parto.
Respeitar o protagonismo da mãe, oferecendo um leque de opções, conforme o que ela solicitar no seu plano de parto é a anestesia humanizada para obstetrícia.” – Dra. Carla Fernandes, anestesista

 

Entrevistada: Carla Fernandes Daniel Ribeiro

Dra. Carla Fernandes é médica anestesiologista formada desde 1999.  Coordena o serviço de anestesiologia do Instituto Penido Burnier de Oftalmologia, é sócia fundadora da clínica Globalmedic em Paulínia e trabalha com a equipe multidisciplinar de obstetrícia do Dr. Ayrton Daniel Ribeiro Filho em Campinas. Clique aqui e vá para o perfil da Dra. Carla no Facebook

 

Oferecimento Mães Amigas na TV:
Brasinha-Maes-Amigas-na-TVPetit-Bateau-Maes-Amigas-na

 

Agradecimentos Mães Amigas na TV:

Livraria da Vila e Sobrancelhas Design by Maura Lima Campinas

Saiba mais sobre o programa Pop Station

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1252 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também